CS:GO: Principais organizadoras banem novos agentes de suas competições

Um dos principais assuntos da nova Operação Shattered Web (Teia Fragmentada) foi a inclusão de novos modelos e skins para agentes presentes no CS:GO, algo que lembrava a função de escolher o personagem antes do jogo, que existia antigamente no CS 1.6.

No entanto, as principais organizadoras de torneio do mundo decidiram banir essas novas skins, para poder tornar o ambiente competitivo mais “limpo”.

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Decisão das plataformas de banir as skins

As plataformas de matchmaking ESEA e FACEIT, juntamente com a ESL, anunciaram que vão banir essas novas skins de suas partidas oficiais, não permitindo de nenhuma maneira o uso destes modelos, para evitar quaisquer vantagens. A decisão foi feita em parceria com a CSPPA, a associação de jogadores do cenário internacional de CS:GO, na qual o brasileiro Epitácio “TACO” de Melo faz parte.

Confira as decisões de cada plataforma abaixo:

Polêmica envolvendo os modelos

Apesar da introdução dos novos modelos ter sido uma ótima jogada de marketing nesta nova operação, que veio em forma de um passe de batalha – presente também em outros jogos famosos como Fortnite e PUBG –, o efeito na comunidade, principalmente no cenário competitivo, não foi visto de tal forma.

As novas skins e modelos de agentes trouxeram problemas graves para o ecossistema do game, principalmente pelo fato de que suas cores impossibilitam a visão clara do personagem em alguns pontos de mapas diversos, como nos exemplos citados acima pelo analista e comentarista brasileiro Otávio ‘bczz’ Boccuzzi, nos mapas Dust 2 e Cache

Outra situação onde o problema ocorre é no mapa Overpass:

O famoso influenciador Don Haci também sofreu diretamente com os novos agentes, como ele mesmo relatou em seu Twitter:

A resposta da Valve? Melhorar a iluminação e mudar as texturas de algumas localidades de certos mapas. Entretanto, a solução não foi bem recebida pela comunidade, já que isso não resolveu a questão da enorme vantagem que essas skins trazem para o meta.

Neste tweet, o criador da Cache, FMPONE, critica a atitude da Valve com o update que foi lançado no dia 22 de novembro:

Outra situação relatada foi a diferença visual dos modelos em questão ao seu tamanho, remetendo ao antigo Elite Crew do CS 1.6, no qual seu modelo mais fino e com uma cabeça menor o tornava um alvo mais difícil de ser acertado. Algumas competições da época restringiam o uso de personagens justamente por essas vantagens e desvantagens.

Comparado a outros personagens, o Elite Crew tinha torso, cabeça e braços mais finos. Imagem: Valve/Counter-Strike

Essa diferença no modelos pode ser vista com mais exatidão nesta imagem postada pelo usuário shoushi no Twitter:

Enquanto isso, a desenvolvedora Valve segue sem dar uma real solução para a questão e deixa em aberto o que poderá acontecer com as skins. O que se sabe é que será algo impossível de remover completamente, já que os modelos são comercializáveis através do Mercado da Steam e tirá-los do jogo poderia impactar diretamente o ecossistema de compras e vendas.

E você leitor, o que acha da decisão? Acha que as skins devem ficar ou serem removidas do jogo? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

 

Foto de capa: Valve

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