FaZe destrói a Liquid e se consagra campeã da ESL One Nova Iorque
15 a 0! Foi assim que começou a final da ESL One Nova Iorque entre a FaZe Clan e a Team Liquid. Dominando completamente as ações, os europeus da FaZe simplesmente destruíram os norte-americanos da Liquid, vencendo a MD5 em somente 3 mapas e erguendo o primeiro troféu da lineup recém-formada.
A expectativa era de um grande confronto. A Liquid vinha de duas impressionantes vitórias sobre a Astralis e a SK Gaming. A FaZe havia perdido somente 18 rounds no campeonato todo. As duas equipes eram surpresas para a final, mas vinham demonstrando um jogo afiado e muito entrosado.
O duelo começou na Inferno, pick da Liquid. O retrospecto era positivo para os norte-americanos. Eles haviam ganho da Virtus.pro, Astralis e SK Gaming no mapa, sempre sendo a sua escolha. Porém, o que se viu foi um extermínio da FaZe. Começando de CT, a equipe ganhou 15 rounds seguidos, fechando a primeira metade de maneira perfeita. Após uma pequena reação da Liquid, que venceu o pistol e os rounds seguintes, a equipe norte-americana sucumbiria já no primeiro armado, perdendo o duelo por 16 a 3.
Na Overpass, segundo mapa da final, a partida começou um pouco diferente. Com a Liquid um pouco mais atenta, os europeus começaram perdendo por 3 a 0 pelo lado terrorista. Após um primeiro armado bem sucedido, a equipe européia passou a rapidamente dominar as ações de novo, cedendo somente mais 1 round e vencendo a primeira metade por 11 a 4. Na troca de lados, a Liquid chegou a esboçar uma reação.
Mesmo perdendo o pistol, os norte-americanos conseguiram encaixar seu jogo terrorista e passaram a pressionar a FaZe. Após uma ótima sequência, em que a Liquid venceria 10 dos 12 rounds disputados, NiKo e cia. conseguiram finalmente fechar a partida após uma compra forçada na 30ª rodada, frustrando o bom momento da equipe norte-americana. A Overpass terminou em 16 a 14 para os europeus, que davam largos passos a seu primeiro título com Olofmeister na equipe.
O terceiro e último mapa seria a Mirage, outro pick da Liquid. Em mais um começo arrasador, a FaZe não deu a menor chance para jdm e seus companheiros. Vencendo a primeira metade por 11 a 4 novamente, a equipe estava a somente 6 rodadas de erguer o troféu em Nova Iorque. E não é que precisou só de 6 rounds mesmo?
Com uma atuação perfeita de terrorista, a FaZe teve outro mapa épico, fechando o placar em 16 a 4 e a série em 3 a 0. NiKo, a grande estrela do time, foi eleito o jogador mais valioso do torneio pelo site HLTV.org. Pelo título de campeão, a equipe embolsou 125 mil dólares e ganhou pontos para o Intel Grand Slam, premiação extra de 1 milhão de dólares que será dada ao primeiro vencedor de 4 torneios da ESL.
A pergunta que fica agora é: devastando todos os times que enfrentou, será que veremos uma nova era de domínio da FaZe Clan? Ou será que SK Gaming e G2 E-Sports terão forças para contestar os europeus?