VALORANT: Riot revela dados e análises sobre os agentes do jogo
Na tarde desta sábado (12), a Riot Games publicou um artigo revelando dados e análises feitas entorno dos agentes de VALORANT ao longo da temporada. O conteúdo apresenta desde como são parâmetros para balanceamento, o acompanhamento das mudanças dentro do jogo e seus planos para o futuro em relação ao estado do jogo.
Na matéria, os desenvolvedores explicaram como têm funcionado o estudo de balanceamento em VALORANT, utilizando variáveis do próprio jogo como agentes, mapas e armas usadas pelos jogadores. Confira a seguir:
- Agentes: taxa de vitória (por ranque e mapa), presença (a frequência com que um Agente é escolhido), curva de aprendizado (quantas partidas alguém precisa jogar com um Agente para alcançar a taxa de vitória “verdadeira” do personagem) e amplitude vs. intensidade (popularidade geral de um Agente vs. intensidade com a qual cada jogador usa um Agente).
- Mapas: taxa de vitória de cada lado por rodada (por ranque) e média de resultado das rodadas por mapa (se a Spike tiver sido plantada/quando a Spike é plantada).
- Armas: popularidade das armas por rodada e confrontos entre armas (ex.: desempenho de um usuário de Vandal contra um usuário de Phantom).
Mudanças constantes na Sage
Sempre criticada pela comunidade quando o assunto é alterações na Sage, os desenvolvedores resolveram explicar, através de dados, o porquê da agente ser o seu principal foco no que diz respeito à balanceamento.
No gráfico a seguir, é explicado que mesmo tendo dois enfraquecimentos antes da atualização 1.02, a Sage obteve uma taxa de vitória em partidas não espelhadas (onde uma das equipes escolheu a Agente) de 54,6%.
Além disso, durante este período, a Agente obteve uma taxa de 90% de seleção em partidas, seguida de Reyna com 68% e Raze com 62%, fechando a linha de agentes com mais de 50% dentro desta análise.
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Como está a Sage atualmente?
Durante o período da atualização 1.11, a Sage teve uma queda significativa de 38% em sua taxa de seleção em partidas, indo para 52%. Dito isso, a agente acabou sendo superada por agentes como Reyna com 73%, Omen com 71%, Raze e Jett com 51% de taxa.
Em relação à partidas espelhadas, a agente ainda segue próxima do topo das estatísticas, tendo 52,2% de taxa de vitórias, perdendo apenas para Reyna com 52,7%, uma queda de 2,4% comparada ao patch 1.02.
Sobre o feedback dado pela comunidade em relação à força da Sage atualmente, foi revelado pelos desenvolvedores que 38% dos jogadores participantes da pesquisa acreditam que a agente foi enfraquecida, embora a equipe afirme que a mesma continua sendo forte dentro do VALORANT.
Próximos passos
Por fim, os desenvolvedores informaram que a Sage chegou ao seu estado saudável dentro de VALORANT. Entretanto, eles ressaltaram que há alguns fatores que precisam ser ajustados em relação seu entendimento sobre essa questão de agora em diante. Confira os pontos abordados a seguir:
- Lançamento de Agentes, mapas e como esses mapas afetam a força dos Agentes: com o lançamento do Icebox e (ainda mais importante) da Skye, é possível que o meta seja alterado e que a Sage se torne fraca demais. Hipoteticamente falando, o lançamento de outra Agente com poderes de cura pode oferecer opções competitivas que deixariam a Sage mais obsoleta (não achamos que isso vai acontecer de verdade, mas não deixa de ser uma possibilidade).
- Dados de partidas a nível profissional: Ainda estamos ajustando como o meta profissional afeta nossa visão da situação e tentando pensar em como os dados do nível mais alto de VALORANT devem impactar nossa filosofia de balanceamento. Se compararmos os dados das partidas profissionais que estão acontecendo ao redor do mundo com os dados das partidas do tier Radiante, poderemos notar que ainda há uma diferença entre a presença dos Agentes e suas taxas de vitórias em partidas não espelhadas em ambos os casos.
- Opinião pública: Mesma que nossa telemetria nos diga que a Sage está em uma situação boa em questão de balanceamento, os resultados das pesquisas mostram que os jogadores acham que ela está fraca demais. Vamos ter que monitorar como a percepção do público muda (caso mude) ao longo do tempo e definir quais ações precisamos tomar caso a opinião das pessoas continue variável em relação à força da Sage.
Durante a atualização 1.14, a Sage recebeu mudanças na habilidade Orbe de Barreira, cuja a mesma não pode ser utilizada durante a Fase de Compra. Para conferir o artigo na íntegra sobre Dados e Análises de Balanceamento, acesse o site oficial do VALORANT Brasil clicando aqui.