CS2: Croácia é desclassificada de qualify para mundial por uso de cheat
A seleção croata de Counter-Strike sofreu mais uma desclassificação por trapaça. A equipe foi desqualificada da qualificatória europeia masculina para o mundial da International Esports Federation (IESF) devido a uso de cheat, conforme informado pela federação internacional à Dust2.us.
O uso de programas de trapaça foi detectado pela IESF na vitória da Croácia contra Israel na rodada de abertura. Como a verificação não foi imediata, o resultado da partida acabou não sendo revertido a favor de Israel. Posteriormente, a Croácia foi eliminada na segunda rodada da chave inferior após perder para a Sérvia por 2 a 0.
Um dos jogadores de Israel, Shiran “shushan” Shushan, alfinetou o time da Croácia após o fim do jogo no X: “Perdemos para as melhores leituras do Counter-Strike. Foi um prazer jogar”.
Lost 0-2 to the best reads in counter strike, pleasure to play.
— Shiran Shushan (@shushanCS) July 9, 2024
Next we play #Albania in 47 minutes
Still not out from road to Riyadh
A eliminação da Croácia beneficiou a Polônia, representada pelo time Rebels, que avançou diretamente para a semifinal da chave inferior. A qualificatória europeia para o World Esports Championship, que começou no dia 6, está dividida em regiões oeste e leste, e classificará cinco equipes para o mundial. A Sérvia já garantiu sua vaga.
Desclassificação anterior
Em maio, a seleção croata já havia sido desclassificada da qualificatória fechada para o Regional Clash Arena europeu na semifinal da chave superior, quando enfrentaria a Illuminar. Os croatas haviam vencido por 2 a 1 a partida, mas foram retirados da competição por trapaça.