A FACEIT surpreendeu a comunidade nesta semana ao banir a conta de Dmytro “Wonderful_Y” Horkusha na plataforma. O jogador ucraniano vinha liderando o ranking europeu e era membro desde 2015. De acordo com a FACEIT, o motivo da punição foi o uso de trapaças.
A controvérsia começou quando o jogador da Apeks Martin “STYKO” Styk divulgou uma análise detalhada sobre Wonderful_Y em um vídeo intitulado “O melhor jogador da FACEIT não é o que você pensa”. Em seguida, o ucraniano refutou as alegações, argumentando que o banimento não estava relacionado ao uso direto de softwares terceiros, mas sim por ter utilizado um bug que permitia a ativação de comandos de trapaça no console do jogo.
Entretanto, a tentativa de esclarecimento do ucraniano foi refutada por um funcionário da FACEIT. O community manager conhecido como Darwin afirmou que todos os jogadores detectados explorando o bug do “sv_cheat” foram banidos imediatamente após a descoberta da falha, indicando assim que Wonderful_Y foi realmente punido por uso de softwares de cheat.
All players detected for using the sv_cheats exploit were banned shortly after the exploit occurred. There have been no bans issued since. https://t.co/nWpJIKDzTu
— FACEIT Darwin (@FACEIT_Darwin) April 24, 2024
Atualmente sem equipe, Wonderful_Y teve uma história recente turbulenta, tendo jogado anteriormente com Alvar “consss” Rämman, jogador envolvido em um caso de trapaça que resultou na desqualificação de sua equipe pela European Pro League (EPL) Division 2 Season 14.
Com mais de 10 mil partidas disputadas na FACEIT e uma taxa de vitória de 57%, Wonderful_Y estava com uma sequência de 18 vitórias consecutivas. Apesar do banimento, o jogador já criou uma nova conta na plataforma.