A StarLadder anunciou, nesta terça-feira (11), que a Valve decidiu cancelar as qualificatórias regionais (MRQs) do Major de Budapeste. Com isso, as 32 vagas do torneio serão preenchidas diretamente a partir do Valve Regional Standings (VRS), sistema de ranking oficial da desenvolvedora. A data dos convites permanece a mesma: 8 de outubro de 2025.
A Valve explicou que o objetivo do VRS é padronizar os torneios e integrá-los ao circuito oficial de Majors. “Neste ponto, acreditamos que um processo separado de qualificação para o Major é desnecessário e prejudicial. Por isso, tomamos a decisão de cancelar os MRQs do segundo semestre. Em vez disso, os 32 times que participarão do Major de Budapeste serão convidados diretamente com base no VRS”, declarou a desenvolvedora.
Os MRQs estavam inicialmente previstos para acontecer entre os dias 16 e 19 de outubro, nas regiões da Europa, Ásia e Américas. As datas, no entanto, coincidiam com outros eventos presenciais importantes do calendário, como o CS Asia Championships, Thunderpick World Championship e MESA Nomadic Masters Fall.
A StarLadder manifestou apoio à mudança, destacando que os torneios válidos para o ranking da Valve ganham ainda mais importância e que o calendário competitivo deve se tornar mais consistente.
Ainda não há informações sobre como será feita a distribuição de vagas por região. Inicialmente, a expectativa era de que a Ásia ganhasse uma vaga extra no Major de Budapeste, enquanto as Américas perderiam uma, e a Europa manteria suas 16 vagas.