10 coisas que só quem é old school do CS lembra – parte 2

E lá vamos nós de novo, hahaha. O nosso primeiro artigo foi um sucesso total, sendo o mais lido de todo o site! Se você perdeu, clique/toque aqui e confira agora! O feedback e a repercussão dele foram muito legais e recebemos inúmeras sugestões nas redes sociais de mapas, easter eggs, fatos, entre outros que não apareceram na lista.
É claro que com somente 10 itens, não conseguiríamos englobar tudo o que o nosso querido jogo nos ofereceu ao longo desses 18 anos. Logo, resolvemos fazer uma segunda parte e abrir o baú da nostalgia!
Dentro tudo que vimos, selecionamos outras 10 coisas que só quem realmente é old school do CS vai lembrar. Agora já são um total de 20, que remontam ao tempo em que os celulares ainda faziam ligações. Quer dizer…eu acho que eles ainda fazem, né? O.o
Bom, sem mais delongas, confira abaixo o nosso segundo apunhado de coisas que marcaram para sempre a história do Counter-Strike.
11. Plantar a bomba se movimentando
Se tinha algo que misturava o melhor de dois mundo, isso era o poder de plantar a bomba andando. Nas primeiras versões do CS, você podia fundir o melhor de Bin Laden com Neo de Matrix e semear o mal ao mesmo tempo em que desviava de balas e granadas. O que mais podia se pedir?
Ativar a C4 enquanto dançava, pulava ou fugia de seus adversários era muito mais legal do que fazer isso igual uma galinha choca. A Valve disse na época que a mundaça era para equilibrar o gameplay do jogo. E é verdade, equilibrou mesmo. Mas não poder dar piruetas aéreas com uma bomba na mão tira um pouco da graça do jogo, não concordam.
12. A “gazelada”
A famosa “gazelada” consistia em pular e agachar enquanto estivesse no ar. Essa técnica era muito utilizada na época em que pular não perdia precisão na mira. Sendo assim, você se tornava um alvo bem mais difícil de se acertar nos combates diretos se saltitasse igual à Bambi (ok, Bambi é um cervo, nós sabemos).
Para quem estava vendo de fora, o pulo parecia mais o de uma rã esquizofrênica, porém os termos “gazelar”, “gazelagem” e “gazelada” eram bem mais legais do que “rãzada” ou qualquer coisa do tipo.
O pulo era tão utilizado que até os famosos POD BOTs vinham programados com ele. É claro que a Valve tirou o “feature” depois de um tempo, afinal, pular balançando as pernas no ar não tem nada de realista, convenhamos.
Mas o pior mesmo é que muitos de nós tentamos imitar o pulo na vida real, hahaha! Vai vendo…
13. A batalha pela ponte (de_aztec)

A Aztec hoje é um mapa que caiu no limbo, infelizmente. Mas lá no tempo em que seus vovós faziam sexo (eca…), Aztec e Dust reinavam nos servidores. E se houvesse uma lista dos lugares mais disputados da história do CS, com certeza a ponte de madeira estaria entre os primeiros. Talvez, ela só perca mesmo para a porta da Dust 2 e olhe lá!
A corrida pela ponte já era algo certo assim que acontecia o respawn. O símbolo maior da arena asteca era disputado com unhas e dentes pelos snipers da época. Se você nascesse longe dela, já podia ir se preparando para cuidar da água ou proteger a porta, porque não havia espaço para mais de 1 pessoa.
Existia também uma regra não-oficial em que somente AWP e Scout eram permitidos na ponte. Se você se aparecesse por lá com uma AK, Colt ou qualquer outra arma, tinha o risco de tomar kick. Se viesse de AUG ou SG então, já era ban direto!
Durante muito tempo, a ponte foi o símbolo de dominação dos AWPers sobre os seus adversários. Para reinar ali, era preciso habilidade e nascer na posição certa.
14. Cair da ponte em de_survivor
Se havia um atestado de noobice em 2001-2002, este era cair da famigerada ponte de gelo da de_survivor. Tal como uma pegadinha do Malandro, a ponte parecia sólida aos olhares de um novato. Porém, ao pisar no meio dela, o pedaço de gelo se quebrava e o jogador caía para o abismo do mapa.
Não, não era um abismo de verdade. Estamos falando daquele rio preto e congelado que passava por debaixo do vale e que você ficava alguns segundos perdido até entender como sair daquela joça!
Óbvio que uma vez que caíamos nessa armadilha, não voltávamos a repeti-la. Por isso, o legal era se aproveitar da noobice dos outros e persuadi-los até a ponte. Cair dali não matava ninguém mas a intenção mesmo era somente vê-lo despencar e tirar umas boas risadas depois. “aFF, seu n00b!”
15. Fantasma em de_vegas
Sério, de quem foi a ideia de colocar o G-Man de Half-Life como um cacete de um fantasma dentro de um mapa de CS? Já não basta esse senhor de terno e pasta ser assustador naturalmente, ele ainda precisa ficar transparente e aparecer e sumir do nada? PQP!
Depois de um tempo, você, obviamente, se acostumava com a presença dele, e até achava engraçado, mas de início era um susto do caralho! O G-Man aparecia perto do respawn de CT na de_vegas, dentro de um quarto muito suspeito (eu ouvi coitos?). Será que ele não pagou sua dívida com “stripers” e voltou para assombrá-las?
16. fy_iceworld (a pedidos)

O grande pai da fy_pool_day. Muita gente no artigo anterior falou “Como vocês falam de fy_pool_day e não citam Iceworld?”. Bom, apesar de Iceworld ser sim mais antiga que Pool Day, a verdade é que este mapa ERA CHATO PRA CACETA. Povo, vamos ser sinceros, o que é mais divertido? Vestiários, trampolim, piscina e tiros de espingardas aleatórios ao virar de um corredor ou neve, neve, neve e um monte de blocos brancos uns iguais aos outros?
Iceworld pode até ser considerado o pioneiro dos mata-a-matas, mas nunca chegou a ter o sucesso e a popularidade de Pool Day, justamente por ser extremamente repetitivo. Você pegava as armas no chão e batalhava a distância em largos corredores contra seus adversários num mapa quadrado, branco e totalmente simétrico. Quão chato isso pode ser?
17. awp_map
O principal centro de treinamento para snipers da história do CS! Este mapa era o verdadeiro playground dos AWPers. Reinar ali tinha o mesmo status de invencibilidade da ponte da Aztec ou da rampa da Siege.
Mesmo sendo HORROROSO do ponto de vista estético (inclusive ele tinha umas falhas de textura no chão), este mapa chegou a ganhar servidores exclusivos e muitos 3×3 aconteceram ali.
Consistindo de um imenso gramadão com umas espécies de pilastras cortadas (era um design bem simples se comparado à outros mapas), o awp_map gozou de muito sucesso por ser um dos primeiros mapas (talvez o primeiro?) a ser dedicado exclusivamente à AWP, que já era uma das armas favoritas do jogo.
18. Os Easters Eggs
Easter Eggs eram bem comuns no CS 1.6 para baixo. A grande maioria eram artes de créditos dos criadores do mapa, e só era possível achá-los através do modo espectador ou utilizando o comando noclip através do console. Alguns poucos podiam ser encontrados jogando, como o clássico furão do mapa cs_office (vídeo acima).
Alguns destes segredos, no entanto, eram bem peculiares e até hoje são cercados de mistério. Em cs_italy, por exemplo, existia um quarto secreto no topo de um dos edifícios que continha somente uma pintura clássica (amante das artes talvez?). Já em de_piranesi, havia uma sala secreta com uma estátua de girafa (???).
Bizarrices a parte, alguns destes locais secretos guardavam mensagens muito bacanas, como a de Dave Johnston, criador da Dust 2, que homenageou seu amigo, também criador de mapas, JustinDeJong, falecido em 2000, e de 3D_Mike, criador da de_survivor, que homenageou seu filho e seus colegas de clã em um dos prédios do mapa.

19. Mapas surf
https://www.youtube.com/watch?v=qquwmQAeL4Q
Deslizar por mapas insanos a uma alta velocidade, realizar pulos incríveis desviando de obstáculos e cumprir percursos maneiríssimos em cenários que incluem uma estação espacial, uma fase de Mario e diversos locais dos Simpsons? Aonde eu me alisto para jogar isso O DIA INTEIRO?
20. Pulo crucifixo ou Matrix
Também conhecido como “Jesus na cruz” ou “Pulo de Jesus” no BRHUE, o Matrix Jump, como é chamado internacionalmente, é um glitch onde o personagem, especificamente as skins terroristas, salta e abre os braços, realizando um movimento igual aos dos atores no filme The Matrix.
Apesar de não ter utilidade nenhuma, este pulo foi moda durante muito tempo nos servidores. Para realizá-lo, o jogador deveria seguir os seguintes passos: atirar com uma pistola ou rifle, recarregá-la(o), e no meio do reload, trocar para a bomba e pular imediatamente.
Se feito de forma correta, você virava o Morpheus por alguns milissegundos, porém não era possível ver o que estava acontecendo. Para saber se acertou ou não, era necessário que algum amigo gravasse ou tirasse uma foto.
De_prodigy foi por muito tempo um mapa oficial e também caiu no esquecimento. Mas quem não s e lembra da chuva de HE no corredor de baixo ou a HE no caixote do lado de fora vindo do CT?
Cs_assault também sempre rolava. Demorava demais pois ficava Aquela tensão de quem seriam os primeiros idiotas a rushar galpão (CT) ou quais TR burros sairiam de lá… Kkkkk
Tinha os mods de big Head (cabeção), mira laser, e nas Lan Houses tinha o ranking do Server. Sem contar infinitos corujoes.
Comentario de um MODERADOR de uma pagina no facebook onte postei este link:
“Se rolar a parte 3, cita a pelada que rolava na quadra do CS_RIO e outros mapas, como de_rats, cs_chaves, etc. Mas gostei das partes 1 e 2.”
BOA sexta a todos