CS:GO: 5 times para ficar de olho em 2021

Foto: Twitter/GODSENT

“Não existe mais bobo no CS:GO”. Esta frase é comumente utilizada no futebol quando um time inesperado vence a partida. Quando falamos em “ficar de olho”, lembramos na hora de surpresas como Gambit campeã do PGL Krakow Major 2017, talvez a Cloud9 campeã do ELEAGUE Boston Major 2018 ou até mesmo ENCE e AVANGAR nas finais dos Majors de 2019. Porém, surpresas nem sempre são coroadas com títulos. Esses times, mesmo que conhecidos, não eram esperados para terem os resultados que atingiram e não eram tão acompanhados quanto seus adversários.

Precisamos entender que nem sempre um time menor vai chegar longe em alguma competição importante mesmo fazendo uma campanha incrível. Esses casos de título ou de vice-campeonato são exceções que confirmam as belíssimas campanhas realizadas por esses times. Mas, na maioria dos casos, essas surpresas atingem os playoffs e, muitas vezes, eliminam favoritos aos títulos.

Antes de começar a lista, uma coisa precisa ficar clara: ficar de olho nesses times não quer dizer que um deles vai conquistar o Major ou algo parecido. Não é certo que vão bem no ano, podem até decepcionar. Mas são times que, de acordo com os resultados recentes, principalmente de janeiro e fevereiro/2021, se credenciam a estar entre as 15 melhores equipes do mundo ao final deste ano.

Virtus.Pro

https://img-cdn.hltv.org/gallerypicture/3kPKNSmCKd27A1jl8TdS1n.jpg?ixlib=java-2.1.0&s=e9379fd26ad50e8e7dd8748d38b6b761
Jame, capitão da Virtus.Pro (Foto: HLTV.org)

O primeiro time da nossa lista é uma organização velha conhecida do cenário de Counter-Strike, porém uma line-up bem diferente da que conquistou o um Major pela tag polonesa. Hoje em dia, a Virtus.Pro conta com um time de cinco jogadores advindos da região CIS. No momento da redação desta lista, a VP já ocupa o 6º lugar entre as melhores equipes do mundo no ranking da HLTV.

“Mas eles acabaram de ser vice-campeões da IEM Katowice” Exatamente. E quem esperava esse belo resultado? Era esperado um bom resultado, uma campanha boa, mas uma final era pouco provável. Aconteceu, e pode ter certeza que ainda há muito que a Virtus.Pro pode mostrar este ano.

Na virada de 2020 para 2021, eles ocupavam a 12ª colocação do ranking. Achou pouco? Em outubro, eles eram estavam na 28º colocação. Ainda não entendeu? Em agosto e setembro, eles ocuparam as posições 39 e 38 do ranking, respectivamente. Entendeu agora o motivo de serem considerados como surpresa?

Um crescimento meteórico, essa é a realidade da Virtus.Pro. Esta equipe veio da AVANGAR, última vice-campeã de Major, sendo derrotada apenas para a Astralis, na final do StarLadder Berlin Major 2019. Portanto, eles já são considerados “surpresa” desde 2019, onde foram até a grande final do último Major realizado no CS:GO.

Atualmente, a VP mostra um ótimo padrão de jogo, com sua jovem equipe (cerca de 22 anos de média entre os jogadores), mas um padrão de jogo que é de dar inveja em gente muito experiente no cenário. Suas jogadas e execuções são ótimas e mostram muita organização tática, algo que todo time de ponta precisa ter.

  • Dzhami “Jame” Ali (capitão)
  • Timur “buster” Tulepov
  • Alexey “qikert” Golubev
  • Sanjar “SANJI” Kuliev
  • Mareks “YEKINDAR” Gaļinsk
  • Dastar “dastan” Akbayev (técnico)

Team Spirit

https://img-cdn.hltv.org/gallerypicture/Sa17NgRiqczwxHiBUTyO7W.jpg?ixlib=java-2.1.0&s=9d5276953da95e6fcc4475b9324f7f47
mir, AWPer da Spirit (Foto: HLTV.org)

Outro time que figura atualmente entre os 10 melhores do mundo e que também é da região CIS, é a Team Spirit. Recentemente, surpreendeu o mundo do CS:GO ao vencer a Astralis por 2-1 em uma partida válida pela IEM Katowice 2021 e chegar até a semifinal do mesmo torneio, sendo eliminados pela Gambit. A surpresa não foi exatamente o placar final da MD3 contra a Astralis, mas sim o resultado do terceiro mapa da disputa, Dust 2, em que a Spirit venceu todos os rounds de CT. Sim, todos. Eles abriram 15-0, porém perderam o pistol de TR, mas mesmo assim fecharam o jogo em 16-1.

No momento da redação desta lista, a Spirit ocupa a 7ª colocação no ranking de equipes da HLTV, uma posição que não justifica o status de surpresa, mas sim de uma equipe provável candidata a títulos. Sim, é exatamente isso. A Spirit vem com uma boa base desde 2019, quatro de seus cinco (ou seis) jogadores estão na equipe há praticamente um ano e meio. Este fato faz deles sérios concorrentes a grandes campanhas e, quem sabe, títulos de grande expressão.

Também é uma equipe muito jovem apesar de sua experiência no cenário, com também 22 anos de média entre os jogadores.

  • Leonid “choper” Vishnyakov (capitão)
  • Victor “somedieyoung” Orudzhev
  • Nikolay “mir” Bityukov
  • Boris “magixx” Vorobiev
  • Abdulkhalik “degster” Gasanov
  • Robert “Patsi” Isyanov (reserva)
  • Nikolay “Certus” Poluyanov (técnico)

Gambit

https://img-cdn.hltv.org/gallerypicture/m9mu02r_mu-LdQBwnpDMEa.jpg?ixlib=java-2.1.0&s=57e2406c018821d8abeadcfbc51ed81c
Hobbit com o troféu do PGL Krakow Major 2017 pela Gambit (Foto: HLTV.org)

Terceiro time da lista e terceiro time da região CIS, é a famosa organização Gambit, campeã do PGL Krakow Major 2017 e recentemente, campeã do IEM Katowice 2021. Surpreendeu também, assim como a Virtus.Pro, com seu resultado no evento em questão. Também eram esperados para dar bastante trabalho, com uma boa campanha, mas um título era improvável.

A Gambit é outro time muito jovem se destacando no cenário mundial. Atualmente ocupam a 15ª posição no ranking de equipes, com apenas 21 anos de média entre os jogadores. Por falar em jovem, curiosamente, até outubro de 2020, esta line-up fazia parte da Gambit Youngsters, uma espécie de “categoria de base” da Gambit. Foi então que, em outubro, a organização decidiu promover a equipe ao nível principal.

Mesmo como Youngsters, a Gambit já apresentava bons resultados e a “promoção” ao time principal só coroou atuações de grande expressão. Não é à toa que figuram entre os 20 melhores times do mundo desde novembro, logo após à promoção ao time principal. A tendência é melhorarem ainda mais o nível de jogo.

Realmente é bom ficar de olho nessas três primeiras equipes da lista: Virtus.Pro, Spirit e Gambit. Não só são candidatas a conquistar e dar muito show em qualquer evento que estiverem em 2021, mas também são times muito jovens, que devem se tornar potências no cenário mundial pelos próximos anos. Talvez, se o rendimento delas caírem, pode-se pensar até mesmo em junções em um ou dois times mais fortes ainda. O cenário CIS vem muito forte para um futuro bem próximo.

  • Vladislav “nafany” Gorshkov (capitão)
  • Dmitry “sh1ro” Sokolov
  • Timofey “interz” Yakushin
  • Sergey “Ax1Le” Rykhtorov
  • Abay “Hobbit” Khassenov
  • Konstantin “groove” Pikiner (técnico)

Nemiga

https://img-cdn.hltv.org/gallerypicture/UZYXmZ_5Bg5Lo93ScEL3IO.jpg?ixlib=java-2.1.0&s=28793dd56e5e9bd26ecbda438d3455c5
speed4k, jogador da Nemiga (Foto: HLTV.org)

Nosso quarto time da lista é a organização e time bielorrussos da Nemiga. Sim, caro leitor… São quatro times até agora e quatro times da região CIS. Não foi por preguiça de escolher times de outros locais, foi apenas porque esta região vem muito forte para 2021, sem dúvida. Atualmente são seis times entre as 30 melhores equipes do mundo, de acordo com a HLTV.

Agora falando sobre a Nemiga, é um time um pouco mais rodado do que seus outros companheiros do CIS. A média de idade é 24.8 anos entre os jogadores, mas isso não quer dizer que falta futuro nesse time. A Nemiga figura no top 30 desde junho de 2020 e no top 40 desde outubro de 2019, isso significa muita regularidade.

Falando em regularidade, para que um time atinja esse patamar, é necessário que a formação seja alterada o menos possível. É exatamente o que se destaca na Nemiga. Três dos cinco jogadores estão juntos desde 2018. O capitão foi incluído na equipe apenas alguns meses depois do trio inicial, em março de 2019 e o último membro foi mudado em janeiro de 2020. Pouquíssimos times considerados Tier 1 alteram tão pouco sua formação, e esta é uma grande qualidade da Nemiga.

  • Anton “boX” Burko (capitão)
  • Alexander “mds” Rubets
  • Igor “lollipop21k” Solodkov
  • Rassim “Jyo” Valijev
  • Anton “speed4k” Titov
  • Yuriy “keep3r” Mikulchik (técnico)

GODSENT

Imagem
Line-up brasileira da GODSENT (Foto: twitter.com/GODSENTgg)

Sim, você já sabia qual time viria agora. Os brasileiros da GODSENT são os últimos, mas não menos importantes, integrantes desta lista. Claro que, atualmente, esta equipe é a menos forte, mas não os descarte a grandes resultados este ano. Talvez você ache também que outros times brasileiros mereciam estar aqui mais do que eles, mas eu te explico o motivo da escolha.

Apesar de ser apenas o sexto time brasileiro melhor classificado na HLTV (no momento da redação desta lista), a GODSENT tem média de idade bem menor que os rivais. Entre os brasileiros, a FURIA é a melhor colocada, e obviamente, não pode ser considerada uma surpresa, já que é um time fortemente consolidado no cenário mundial.

Abaixo da FURIA, não temos ninguém “dominante” pelo posto de segundo melhor time brasileiro mundialmente. Em ordem de colocação na HLTV temos a equipe ex-MIBR de kNgV-, chamada até o momento de “O PLANO”. O terceiro time brasileiro é a atual MIBR de boltz, em quarto vem a TeamOne e em quinto, a paiN.

Porém, entre “O PLANO” e GODSENT, há apenas 12 colocações de diferença no ranking, 27ª colocação e 39ª. Outro fato que comprova mais ainda o equilíbrio entre os cinco times brasileiros é a diferença de apenas 15 pontos entre todos, “O PLANO” com 60 pontos no raking e GODSENT com 45.

“Então o que faz da GODSENT um time para ficar de olho?” Simples, a formação.

TACO era, até setembro, jogador da MIBR do FalleN. Ele era o ponto de segurança daquela equipe, pois quando ele jogava bem e cumpria sua função perfeitamente, todo o time fluía. TACO agora assumiu papel de capitão na GODSENT, função que ele declarou estar preparado para exercer.

Mesma coisa sobre o “coringa” felps. Muito famoso por suas passagens na SK e na MIBR, felps é muito experiente do cenário mas tem apenas 24 anos. É conhecido por sua grande habilidade, por seu grande talento e por seu estilo de jogo bem agressivo. Sem dúvida, é o principal nome da GODSENT e é, literalmente, o coringa do time fazendo qualquer função, até mesmo de AWPer caso seja necessário.

Os outros três jogadores são menos conhecidos mundialmente, mas são grandes nomes do CS:GO brasileiro, tanto para hoje e principalmente para o futuro. Estamos falando de dumau, latto e b4rtiN, de apenas 17, 18 e 19 anos, respectivamente. São jogadores que ficaram muito famosos jogando no Brasil pela qualidade que apresentavam em jogo, apesar da pouquíssima idade e experiência.

A conclusão que tiramos da GODSENT é que, eles terão grande liderança do TACO, que mesmo contestado nos times que passou, nunca foi criticado por seus companheiros, sempre elogiado por cumprir perfeitamente sua função. Teremos a versatilidade e experiência de felps, com suas jogadas plásticas e mágicas. E para encerrar, teremos os outros três com a verdadeira “skill bruta” brasileira, que invariavelmente revela grandes jogadores de CS:GO para o cenário mundial.

E claro, não podemos esquecer do experiente técnico cky, que treinou a TeamOne desde 2017 ininterruptamente, levando os “Golden Boys” a grandes feitos, como o 4º lugar na WESG 2017 e o 2º lugar na DreamHack Masters Winter 2020 NA.

  • Epitácio “TACO” de Melo (capitão)
  • João “felps” Vasconcellos
  • Bruno ” latto” Rebelatto
  • Bruno “b4rtin” Câmara
  • Eduardo “dumau” Wolkmer
  • Olavo “cky” Napoleão (técnico)

E você, fã de Counter-Strike? Colocaria algum outro time para ficar de olho em 2021 nesta lista ou acredita que esses terão mesmo sucesso neste ano? Deixe sua opinião nos comentários!

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

melhores cassinos online melhores cassinos online