Veterano do Counter-Strike, o atual coach da BOOM, Apoka, foi um dos 37 treinadores penalizados pela Comissão de Integridade nos Esports (ESIC) por uso de um bug que acontece na câmera durante partidas (veja aqui). Por ter contribuído com as investigações, Apoka recebeu uma pena reduzida de 85% e ficará fora de competições oficiais por pouco mais de 5 meses.
Assim que a punição se tornou oficial, ele decidiu deixar em aberto o seu futuro, colocando seu cargo à disposição da organização. “Não estarei como coach do time e o meu cargo fica à disposição da BOOM e dos players”, afirmou.
A punição aplicada à Apoka é referente a partidas que aconteceram em torneios da ECS em 2017 e 2018. Contudo, nas duas ocasiões, ele ressalta que não mexeu o mouse em momento algum por estar atrás dos jogadores, hábito esse que cultiva há bastante tempo, além de sequer saber da existência do bug.
“Eu entrava no servidor muito antes de todos (inclusive a pedido do campeonato) pra ver o ping, e além do mouse não ser mexido nenhuma vez em ambas as demos”, afirmou Apoka. “Dá pra ver que eu estou bugado ainda no aquecimento e quando o jogo acaba eu não desconecto, mostrando que não estava em nenhum momento no PC”, complementou.
Boom se posiciona
Após alguns dias de silêncio, a BOOM resolveu se manifestar hoje (30). Em nota, a organização disse que revisou “cautelosamente as evidências” e discutiu a situação internamente. Dessa forma, eles chegaram ao veredito de que Apoka “não usou o bug de maneira intencional, nem para ganhar vantagem injusta”, reforçando o discurso do coach.
Com isso, a decisão foi de mantê-lo no elenco. “Ao mesmo tempo que ficamos abalados com a decisão da ESIC de penalizar o Apoka, nós, respeitavelmente, aceitamos a decisão. Porém, gostaríamos de deixar claro nosso apoio a Apoka e nossa decisão de continuar com ele e dar continuidade a seu trabalho. Ele vem sendo uma parte crucial do sucesso do nosso time de CS:GO”, diz a nota.
Nota oficial sobre @ale_apoka pic.twitter.com/PcU02A68Ux
— BOOM Esports (@boomesportsid) September 30, 2020
Junto da BOOM, Apoka vem dominando o cenário brasileiro, tendo conquistado diversos títulos. O mais recente foi o da ESL Pro League S12, onde a equipe derrotou a Sharks na grande final.