O site HLTV divulgou nesta quarta-feira (5) uma comparação interessante entre as idades dos atletas profissionais de CS:GO e o seus desempenhos nos torneios, utilizando dados dos últimos doze meses. Para fazer o comparativo, foram selecionados apenas os atletas das equipes top 30 do ranking mundial. Assim, eles foram divididos em quatro grupos por faixa de idade: novatos (18-), jovens (19-22), experientes (23-27) e veteranos (28+).
A partir disso, foi pego o rating médio de todos os jogadores para medir a performance de cada grupo dentro do jogo.
Os novatos, atletas com 18 anos ou menos, são 8% do total de players e possuem uma média de 1.02 de rating. Já os jovens, atletas entre 19 e 22 anos, são 41% dos jogadores profissionais e detém o maior rating médio entre os quatro grupos comparados, com média de 1.06. Isso pode indicar que jogadores nesta faixa etária estão em seus auges técnicos. A Gambit Esports, equipe hoje top 1 do mundo do ranking HLTV, possui quatro dos seus cinco jogadores neste grupo, por exemplo.
O grupo que detém mais jogadores é o dos experientes, atletas que possuem entre 23 e 27 anos e representam 43% do total. O rating médio de 1.03 os coloca em segundo lugar na comparação entre os grupos.
Por fim, o último grupo dos veteranos, aqueles com 28 anos ou mais, representa os mesmos 8% do total que os novatos. Coincidência ou não, o rating desses atletas é o mais baixo dentro os grupos analisados, com média de 1.01, o que pode indicar que esses atletas já não estão mais no seu auge.
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Entenda o cálculo do rating
Criado para obter melhores referências sobre os desempenhos dos jogadores, o rating 2.0 da HLTV, introduzido em 2017, possui alguns cálculos específicos que ajudam a medir a performance dos atletas no CS:GO. Ele inclui dez componentes, (cinco para CT e cinco para TR) que são:
- Taxa de Eliminações (Kill Rating);
- Taxa de Sobrevivência (Survival Rating);
- KAST Rating (Kill Assist Survived round and Traded deaths): percentual de rounds onde um jogador fez uma eliminação, assistência ou trocas de eliminações;
- Taxa de Impacto (Impact Rating): fórmula atualizada baseada em multi-kills, entry kills, vitórias em clutchs e mais;
- Taxa de Dano (Damage Rating);
É válido ressaltar, porém, que alguns dos componentes, como a taxa de eliminações, podem ser menos recompensadores para abates que causam menos de 60 de dano, por exemplo, assim como a Taxa de Sobrevivência é menos punitiva para mortes trocadas (trades).