Engenheiro brasileiro recria fy_pool_day na Unreal Engine 5

Um dos mapas mais nostálgicos e amados da comunidade de Counter-Strike, fy_pool_day (ou Pool Day) ganhou um upgrade visual pelas mãos do engenheiro de software brasileiro Erik Mendes, da cidade de Rio Claro (São Paulo). O amante do FPS da Valve recriou o mapa na Unreal Engine 5, um dos motores gráficos mais poderosos do mercado, e o resultado ficou simplesmente incrível.

Aproveitando a qualidade de iluminação da engine e utilizando texturas realistas e bem definidas, a fy_pool_day do brasileiro ganhou um ar ‘next-gen’, mas mantendo a essência do mapa original, lançado em 2001 por Squall. Abaixo, veja uma comparação entre a primeira versão do cenário e a criação de Erik.

O engenheiro também resolveu ir além do básico e criou uma versão noturna do icônico cenário, que junto com a adição de manchas de sangue no chão e parede, deu um ar bem sombrio e inovador.

fy_pool_day UE5
Foto: Divulgação/Erik Mendes

Em bate-papo com o The Clutch, Erik contou que a inspiração para o projeto veio de um outro assunto muito popular na comunidade: a Source 2, motor gráfico mais atual da Valve. “A Source 2 pode trazer novos gráficos ao CS. Mas, como ela nunca chega, decidi recriar os mapas na Unreal Engine”, afirmou.

Para o espanto de muitos, o engenheiro começou a trabalhar com o motor Unreal há apenas um mês. Este foi seu primeiro mapa, mas garante que não será o último: “Quero reconstruir mapas nostálgicos de diversos jogos”.

No universo do CS, Erik já tem algumas ideias. O clássico fy_iceworld (ou Iceworld) e a Italy são alguns dos cenários que estão na mira dele.

Iceworld
fy_iceworld (Foto: Reprodução/Maps.cs)

Vale ressaltar que Pool Day já possui uma versão para Global Offensive, disponível no Workshop da Steam. Ela, inclusive, faria parte da primeira operação do jogo, Payback, mas foi descartada pouco antes do lançamento.

Pool Day CS:GO
Pool Day para CS:GO (Foto: Reprodução/Steam)

Confira abaixo mais algumas comparações entre o mapa original e o remake de Erik.

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