Uma das ligas mais importantes do cenário de Counter-Strike, a ESL Pro League terá novo formato a partir de 2023. A principal mudança é que o número de participantes subirá de 24 para 32.
Grande parte das alterações anunciadas pela ESL nesta quarta-feira (21) já entra em vigor na Temporada 17, com exceção da extinção da EPL Conference, que só acontecerá na edição 18.
Ainda assim, para esta temporada, a Conference mudará seu formato, sendo regionalizada e disputada pela internet. A distribuição de vagas por região será feita da seguinte forma: duas para América do Sul e Oceania, cada, e três para Europa e América do Norte, cada.
O torneio substituto da Conference não foi anunciado ainda.
Além disso, os 15 times parceiros da organizadora ganharão a companhia de três classificados pelo ranking da ESL e outros três campeões de edições do ESL Challenger. A mudança beneficia a paiN Gaming, que venceu o Challenger Melbourne e recebeu convite direto para a EPL 17.
+ Boombl4 perdeu R$ 22 mil ao apostar na França como campeã da Copa
+ CS:GO: s1mple foi o AWPer mais lento da BLAST World Final
+ CS:GO: Perfecto retira bandeira da Rússia na Liquipedia
Abaixo, veja a lista de times participantes.
Times parceiros:
- Astralis
- BIG
- Complexity
- ENCE
- EG
- FaZe
- fnatic
- FURIA
- G2
- HEROIC
- MOUZ
- NAVI
- NIP
- Team Liquid
- Team Vitality
Campeões do Challengers convidados:
- Movistar Riders
- Outsiders
- paiN
Classificados pelo ranking ESL:
- Cloud9
- OG
- Spirit
Vagas da Conference:
- 3 da Conference europeia
- 3 da Conference norte-americana
- 2 da Conference sul-americana
- 2 da Conference da Oceania
Novo formato
Com 32 participantes, o campeonato passa a contar com oito grupos e com os times se enfrentando em eliminação dupla. Os quatro melhores de cada chave avançam para os playoffs.
A duração do campeonato também foi reduzida, e ele passa a acontecer de 22 de fevereiro a 26 de março.




EPL Conference
A regionalizada Conference será dividida para América do Norte, América do Sul, Europa e Oceania. No torneio sul-americano serão três participantes: 00 Nation, Imperial e um time a ser definido por meio de seletiva. Já a Case disputará o torneio europeu, e o MIBR o norte-americano.

