Gabriel “FalleN” Toledo e outros membros da Imperial participaram do Flow Podcast nesta segunda-feira (20), onde discutiram sobre diversos assuntos, entre eles o trabalho dos psicólogos em um time profissional de esporte eletrônico.
Segundo o Verdadeiro, o acompanhamento psicológico para uma equipe é “imprescindível” e “faz toda a diferença” na hora de performar em alto rendimento.
“O trabalho de um psicólogo para um time de esporte eletrônico — e digo mais, para um time de esporte tradicional também — é imprescindível. Entender a dinâmica de grupo, identificar problemas, possíveis brigas entre jogadores, momentos tensos, trazer uma palavra que vai trazer o jogador para onde ele tem que estar na hora de performar. Faz toda a diferença”, afirmou FalleN.
Ele complementa afirmando que os times que estão utilizando este trabalho estão na frente dos demais e dá uma dica: “Quem não faz, não deixe de usar, pois é um auxílio importante”.
Para exemplificar a importância do psicólogo, FalleN contou uma história de seu irmão, Felipe Sguario, que trabalha atualmente para a Imperial, mas já teve passagens por outras organizações, como FaZe Clan e paiN Gaming.
Durante o RMR para o PGL Major Antwerp, no qual a equipe teve uma classificação dramática, o Verdadeiro citou uma dinâmica introduzida por Felipe que foi essencial para que a equipe conseguisse a vaga.
“Ele juntou todo mundo [quando estávamos 1-2] fora do campeonato, fez uma roda e disse: ‘Todo mundo pega uma coisa aí que não quer mais e vai todo mundo fazer um sacrifício agora. Tira um cartão da carteira, qualquer coisa simbólica, e coloca aí que vamos acabar com esse luto, porque estamos de luto. Então vai todo mundo suspender e vai ter que passar esse luto’. E aí, nessa conversa que ele trouxe pro time, ele percebendo o que o time estava vivendo, trazendo uma solução pro momento, deixou todo mundo mais leve. Daí a gente fez uma virada pra 3-2 inacreditável e fomos pro Major”, contou.
+ CS:GO: Los One recebe R$ 5 mil de bônus ao eliminar EG em classificatório
+ CS:GO: Imperial bate Fluxo e se classifica para o RMR