Após um comunicado emitido pela BIG em suas redes sociais, o veterano Fatih “gob b” Dayik anunciou a sua aposentadoria do Counter-Strike. O jogador estava na ativa desde 2006 e foi considerado um dos melhores IGL do cenário alemão durante anos.
BIG & gob b: A new Chapter
📃 https://t.co/wUz79YZEww@gobelante #GOBIG pic.twitter.com/6YWDo4gxPx
— BIG (@BIGCLANgg) August 2, 2019
Leia também:
- Syman é liberada para usar seu logotipo no Major após ser acusada de plágio
- Natus Vincere é a última convidada para a DreamHack Masters Malmö 2019
Fim de uma jornada
O veterano de 32 anos começou a sua carreira em 2006 no Counter-Strike 1.6, em um time conhecido como GEELIFE. Lá, disputou torneios e iniciou sua jornada de grande reconhecimento dentro do game.
Após passar por outros times menores, o grande passo na carreira de gob b veio quando o jogador entrou na mousesports, organização alemã já renomada dentro do cenário competitivo internacional, onde talentos como o norueguês ex-MIBR Ola “elemeNt” Moum e o alemão Roman “Roman R.” Reinhardt, integraram o time anteriormente.
Em 2008, a mousesports era formada por gob b, cyx, gore, Kapio e Tixo e esta lineup foi a responsável pela ascendência do cenário alemão e do reconhecimento da mousesports como um dos melhores times do 1.6 na época.
Fatih, junto à sua equipe, conquistou a Intel Extreme Masters II, após vencer os coreanos da E-STRO por 2-1 na grande final. Detalhe que neste evento havia times lendários como a mibr de bit, btt, cky, fnx, ton e gaules como coach, além de outros times como a SK Gaming e a fnatic, dois dos mais fortes da época.

Naquele mesmo ano, a equipe também conquistou a IEM III Global Challenge Dubai ao vencer a final contra a Meet Your Makers, das lendas NEO e TaZ, pelo placar de 2-1. Esse campeonato mostrou ao mundo o potencial do time de gob b e do cenário alemão de CS.

O elenco também venceu a GameGune 2009 contra a Wicked Esports, de TaZ e NEO, e a IEM IV European Championship Finals em 2010 contra a poderosa fnatic de GeT_RighT, f0rest, dsn, cArn e THREAT.

O elenco continuou junto até o segundo lugar obtido na Arbalet Cup Dallas em 2010. Entretanto, algum tempo depois, o jogador e companheiro de time de gob b, Antonio “cyx” Daniloski, de apenas 20 anos, acabou falecendo em um acidente de carro, o que chocou muito o cenário na época e também o próprio Fatih, que era muito amigo de cyx.

Fatih, no final de 2010, se mudou para a ESC Gaming, mas não repetiu o sucesso que teve com a mouz e acabou retornando ao time em junho de 2011, onde permaneceu com a equipe até 2012, jogando CS 1.6.
Gob b no CS:GO
No CS:GO, gob b teve uma breve passagem em 2014 pela mousesports e em 2015, onde ficou em segundo lugar na CEVO Season 8 Professional, após perder na final contra a Virtus.pro. Depois, gob b se desligou completamente da organização e passou por outros times de CS:GO como a ex-Method, depois NRG eSports, até chegar em 2017 na BIG, equipe na qual ele mesmo ajudou a fundar.
Na BIG, Fatih teve uma participação fundamental no elenco, onde conquistou resultados expressivos nos torneios regionais e um segundo lugar na DreamHack Open Leipzig 2017.
Mas, foi no PGL Krakow Major onde a equipe alcançou o seu maior feito, conquistando vaga como Legend após bater várias equipes, como a favorita SK Gaming durante a fase inicial. O elenco formado por gob b, nex, keev, LEGIJA e tabseN ficou na 5ª-8ª posição após ser derrotado pelos brasileiros da Immortals nas quartas de final.

O time seguiu com alguns resultados expressivos, mas após várias trocas de lineup e problemas internos, o desempenho acabou caindo drasticamente, o que culminou com a eliminação por 3 derrotas seguidas no IEM Katowice Major no início deste ano, além da queda no Minor Europeu para o StarLadder Berlin Major.
O veterano então decidiu pendurar o mouse, depois de muitos anos de história, para assumir uma posição administrativa dentro da organização.
Em comunicado, gob b disse:
Como muitos de vocês já adivinharam, terminarei minha carreira como jogador. Primeiro de tudo quero agradecer a todos os fãs e ao meu time. Sem vocês eu nunca teria jogado tanto tempo. Vocês foram minha motivação e inspiração.
Eu recebi muitas mensagens que eu não deveria parar de jogar. Este não é o fim e continuarei, é claro, com o BIG. Eu senti que era hora de assumir um novo papel. A equipe e a gerência querem me apoiar em todos os sentidos e eu aprecio muito isso. Talvez alguns de vocês estejam tristes, mas posso garantir e ressaltar novamente que não é um fim. É um novo capítulo e espero o apoio que você me deu ao longo da minha carreira.
Foto de capa: HLTV.org