Não deu para os vice-campeões do último Major. A recém-formada lineup da Immortals não conseguiu se entrosar a tempo e acabou sucumbindo ainda no qualify para o Minor. Perdendo duas das quatro partidas que disputaram, steel e boltz foram do sonho de quase campeões para uma eliminação antes mesmo do classificatório principal.
O classificatório para o Minor das Américas começou mal para a nova Immortals. Na estreia de zqkS, a equipe acabou perdendo na prorrogação para a SoaR, pelo placar de 19 a 16. A redenção, no entanto, veio logo depois. Jogando as duas partidas seguintes na Train, boltz e seus companheiros superariam a CLG Academy e a Splyce, por 16 a 8 e 16 a 11 respectivamente.
A apenas um jogo da classificação, o último adversário era a desconhecida FRENCH CANADIANS. Os canadenses, que haviam perdido para a compLexity na primeira rodada, vinham também de duas vitórias seguidas. Eles haviam derrotado a Beacon e a Rogue, ambas na Cache.
O mapa decisivo era novamente a Train. Apesar das duas vitórias anteriores por parte da Immortals, o que se viu foi um atropelo da FRENCH. Sem dar espaços para os brasileiros, o time canadense dominou as ações em ambos os lados e se classificou com uma vitória maiúscula por 16 a 5.
Subroza foi o grande destaque da partida, terminando com incríveis 130.7 de ADR e 29/12 K/D. A fantástica performance do jogador rendeu até um tweet polêmico de boltz. O rifler postou “Parabéns a Subroza, que nunca mostrou metade disso em LAN”, dando a entender que o jogador poderia estar usando de algum artifício ilícito para melhorar a sua performance, o que é comum em jogos online onde o controle anti-cheat é menos eficaz.
GG we fall on the minor qualifier, congrats to @SubrozaCSGO who never show half of that on LAN
— Ricardo Prass (@IMTBoltz) 16 de outubro de 2017
Porém, nem tudo são dores. A equipe da Luminosity Gaming jogou o mesmo qualify e terminou se classificando na terceira posição, conquistando assim uma das vagas para o Minor. A Team oNe, por sua vez, disputou o classificatório sul americano e também se saiu vitoriosa.
Eram quase 100 times disputando uma única vaga mas no final, quem manteve o sonho do major foi a equipe brasileira. Mesmo com a saída de bit, Maluk3 e cia. mostraram que ainda são a potência nacional a ser batida.
Derrotando a Team Isurus, atual campeã da Liga Pro, no jogo decisivo por 2 a 0, parciais de 16 a 4 na Nuke e 16 a 10 na Inferno, os brasileiros conquistaram a última vaga do Minor. Eles disputarão contra outros 7 times a chance de se classificar para o qualify principal.
Confira abaixo a lista de times que jogarão o Minor das Américas:
- Counter Logic Gaming
- Team Liquid
- compLexity Gaming
- NRG Esports
- FRENCH CANADIANS
- Rise Nation
- Luminosity Gaming
- Team oNe