Kenny “kennyS” Schrub e está sendo acusado de sonegação de impostos na França. A informação foi divulgada pelo site francês VaKarM, que apontou que o reserva da G2 Esports é investigado pelo órgão tributário do país.
Segundo a matéria, kennyS teria declarado ao governo francês um salário muito menor daquele que recebia entre os anos de 2016 e 2017, e além disso, teria feito operações suspeitas através de uma empresa que possui na Irlanda.
O portal informou que obteve conhecimento do caso por meio de uma fonte anônima, que enviou um link de um julgamento transcorrido em novembro de 2020. O documento revela diversos detalhes de valores e operações feitas por kennyS.
+ CS:GO: zews é banido da Twitch
De acordo com a documentação, kennyS declarou uma renda de 48 mil euros por ano entre 2016 e 2017 ao governo francês, dinheiro este que foi pago através da empresa Kenny Schurb & Co Limited (KS&CL), que tem o meio-irmão do francês, Cyril Michel, como diretor e ele como consultor e parceiro. O problema é que faturas emitidas pela companhia à G2 Esports durante este período revelam números bem maiores que os declarados por kennyS.
Ao todo, a KS&CL faturou 244 mil euros em 2017 e 275 mil euros em 2018 por “serviços prestados à G2”. Estas quantias coincidem com o salário que kennyS recebia à época, cerca de 25 mil euros de acordo com uma outra apuração feita pelo VarKaM.
Fora isso, o AWPer é acusado também de não declarar as premiações recebidas de torneios entre os anos de 2017 e 2018. Durante este período, segundo o portal Esports Earning, ele teria arrecadado um total de 332 mil dólares em prêmios, sem descontar impostos.
Cyril Michel, no entanto, argumenta que o kennyS não vivia na França na época em que as supostas sonegações aconteceram e por isso, não era obrigado a declarar nada ao governo. Ainda segundo Michel, o AWPer tinha residências na Escócia e Malta e pagou os impostos dos países enquanto vivia lá.
KS&CL
A empresa na qual kennyS usa para cuidar de seus ganhos está registrada na Irlanda provavelmente por conta dos impostos sob atividades comerciais, que até não muito tempo atrás eram menos da metade do valor em relação ao franceses: 12,5% contra 28%. Recentemente, o país subiu a taxa para 15% após pressão internacional, mas ainda assim continua muito abaixo da francesa.
Mas o grande problema da KS&CL está mesmo em seu endereço. Ela está registrada em um local que possui outras 134 empresas cadastradas, entre elas uma agência chamada Centurio, do próprio Cyril Michel.
O fato de centenas de empresas estarem no mesmo endereço pode caracterizar como um esquema de evasão de impostos aos olhos da justiça, nos mesmos moldes de Panama Papers e outros grandes escândalos internacionais.
Apesar disso tudo, o meio-irmão de kennyS alega que a escolha pela Irlanda não tem a ver com taxas e impostos, mas sim porque um parente morava na região e também por ser próximo à casa que o AWPer tinha na Escócia. Além disso, Michel afirma que a lei europeia permite que uma pessoa abra uma empresa em qualquer região que quiser, então eles não teriam feito nada de errado.
O que o governo alega
Segundo o governo, a argumentação feita por Michel não é o suficiente para justificar a abertura da empresa na Irlanda por outros motivos que não sejam o de não pagamento de impostos, o que é proibido na França por lei. Além disso, o órgão público também cita que dois telefones registrados pela KS&CL são números franceses, da cidade de Digne-les-Bains, o que caracterizaria a empresa como tendo atividade em solo francês.
Fora esses fatores, a acusação afirma que KennyS foi remunerado indiretamente pelos serviços prestados pela KS&CL à G2, o que faria com que a renda declarada fosse incompatível com os ganhos reais.
Os irmãos chegaram a recorrer na justiça para que as acusações fossem retiradas, mas os recursos foram negados pela corte. Entretanto, isso não significa que eles sejam culpados de algo, já que o processo ainda segue em julgamento.
Você conhece a Cyber.bet?
A Cyber.bet é um dos maiores sites para apostas em esports do mundo e fechou uma parceria com o The Clutch para trazer aos nossos leitores uma super promoção. Qualquer depósito até R$ 600 receberá um bônus de 100%. Mais dinheiro, maiores os ganhos!
Gostou? Então clique aqui e receba seu bônus agora!