CS:GO: criador da nova skin de AWP é acusado de plágio
- É o segundo problema envolvendo skin da nova caixa;
- Responsável pela arte original pretende usar a lei DCMA.
Adicionada ao CS:GO na Revolution Case, a AWP Doodle Lore é mais uma skin que está dando o que falar na comunidade pelo fato do artista responsável, Jimmba, estar sendo acusado de plágio.
Um dos vencedores do concurso Dream & Nightmares, Daniel “Danidem” Lucanu foi o responsável por relatar a situação no Twitter, nesse sábado (11).
No Twitter, informou que recebeu uma mensagem de um outro usuário sobre o dragão da AWP Doodle Lore ser uma criação do artista conhecido como vexx. “Aparentemente ele já foi contatado e vai entrar com um DMCA”, escreveu.
DMCA é a sigla para a Digital Millennium Copyright Act, uma lei dos Estados Unidos que foi adotada em 1998. Ela foi criada para proteger os direitos autorais na era digital, fornecendo ferramentas para que os titulares de obras possam proteger seu trabalho contra a pirataria online.
I’ve been contacted via PM and it seems the M4A4 ain’t the only one with stolen artwork. The AWP by Jimmba for @CSGO is basically a dragon by the artist @vexx_arthttps://t.co/ylpBhOIAKc
— Danidem (@TheDanidem) February 12, 2023
Apparently, they have already been contacted and they’re going to file a DMCA. pic.twitter.com/u4g3hWm5he
Além da Doodle Lore, outra skin da nova caixa do CS:GO que supostamente conta com artes copiadas de outro artista é a M4A4 Temukau, de f0rnez. A hipótese também foi levantada por Danidem, quando no fim de semana, afirmou que o artista usou artes de outros profissionais nas outras skins da coleção de anime que produziu: M4A4 Silent Kidotai e Desert Eagle One Deag.
+ IEM Brazil: MIBR se classifica para classificatório fechado da América do Norte
+ CS:GO: jks é o 1º jogador a vencer Katowice consecutivamente por times diferentes
Danidem disse acreditar ser “apenas questão de tempo para o trabalho original da M4A4 Temukau aparecer” e afirmou que f0rnez até tem algumas artes próprias, mas que são “mal desenhadas”.
“Não estou sacaneando alguém por não desenhar bem. Todos nós já estivemos lá. Isso é sobre trapacear. Não tenho orgulho de fazer isso [reportar], mas depois de descobrir e ter algum tempo para pensar sobre, sinto-me moralmente obrigado a denunciá-lo”, completou.