*Este texto não representa o posicionamento do site, sendo todo o conteúdo e visões aqui expostos de responsabilidade de seu autor*
Lincoln ‘fnx’ Lau, de 29 anos, é jogador profissional de Counter-Strike desde 2004. Em 15 anos como pro player, ele foi muito vitorioso por onde passou. Provavelmente, fnx é o maior brasileiro da história do CS por conta de sua importância no cenário mundial, onde foi protagonista em praticamente todos os títulos de expressão dos jogadores da nação verde e amarela, em todas as versões do jogo.
História
Lincoln é amado por toda comunidade brasileira de Counter-Strike. O lurker é um ícone mundial do cenário e não só gera admiração dos brasileiros, mas é uma lenda histórica do CS por tudo que já conquistou e pelo o que significa na ascensão do jogo nos esports.
Conquistas (CS 1.6)
- ESCW 2006 (pela mibr, ao vencer a Fnatic de f0rest e cArn na final)
- shgOpen 2007 (pela mibr, ao vencer a Pentagram G-Shock de NEO e TaZ na final)
- Dreamhack Winter 2007 (pela mibr, ao vencer a SK Gaming de walle e SpawN na final)
Conquistas (CS:GO)
- MLG Major Columbus (pela Luminosity Gaming, ao vencer a NaVi de GuardiaN e Zeus na final)
- ESL One Major Cologne 2016 (pela SK Gaming, ao vencer a Team Liquid de s1mple e Hiko na final)
Resumo da Carreira
Lau adquiriu muitos fãs com suas jogadas brilhantes, seu talento e sua calma ao jogar Counter-Strike. Sempre atuou como lurker e foi essencial nas campanhas importantes e títulos das equipes em que participou.
Porém, fnx também acumulou polêmicas durante esse tempo, que teve várias “paradas” por conta de problemas pessoais do atleta. O jogador sofreu também com derrotas e campanhas negativas de seus times, onde acabou por desanimar do CS.
Falando de sua história no Global Offensive, fnx foi um dos pilares do quinteto bicampeão de Majors em 2016. Em contrapartida, no final do mesmo ano, fnx foi afastado da equipe por problemas internos, que muitos afirmaram ser por conta de lacunas no comprometimento de Lincoln com a equipe.
O time seguiu sem o jogador. Apesar de ter sido eleito o 19º melhor jogador do mundo de 2016 pela HLTV, terminou o ano como reserva da SK Gaming e depois se transferiu para a Immortals no início de 2017, onde atuou por apenas três meses, sem grandes resultados.
Em dezembro de 2017, a organização 100 Thieves contratou o atleta junto aos remanescentes da line-up da Immortals, que se separou. Porém, o projeto não foi para frente. A direção acabou por demitir a equipe toda sem que os jogadores fizessem nenhuma partida oficial.
Em 2018, levou seus ex-companheiros de 100T para sua organização própria, a marca de roupas Não Tem Como, mais conhecida como NTC. Lau passou 6 meses na equipe, mas foi substituído após nenhum resultado satisfatório, principalmente na ESL One Belo Horizonte, em que, jogando em casa, foram eliminados pela alemã BIG.
Após a passagem por sua própria equipe, fnx foi reserva na Team One e hoje, é embaixador da organização MIBR, na qual que é responsável pela divulgação de projetos e eventos que a equipe brasileira está envolvida.
Por que fnx é o maior nome do CS brasileiro?
Lau é um exímio jogador de Counter-Strike – ou foi. Com sua incrível habilidade (e podemos dizer dom) para jogar, ele é conhecido mundialmente como o “Clutch Master” por se dar muito bem em situações de clutch.
Pode ser considerado o maior da história do Brasil no CS por ter muito sucesso nas duas versões de maior importância do jogo, a 1.6 e o GO. Lau conquistou o mundo várias vezes, nos dois games, o que nenhum outro brasileiro conseguiu.
Vale lembrar também que o Brasil nunca conquistou um Major sem fnx no elenco, o que gerou o meme “sem fnx, sem major”, que é frequentemente visto nas transmissões de eventos e streams dos jogadores da MIBR.
Se ele é tão bom assim, por que devemos esquecê-lo?
Não devemos esquecer todo o legado que ele deixou ao Brasil. Não devemos esquecer todas as conquistas que ele entregou à nação verde e amarela. Não devemos nunca nos esquecer de quem foi fnx e de quantas vezes ele “ressurgiu das cinzas”. Mas devemos esquecer do Lincoln ‘fnx’ Lau, jogador profissional.
Lau, apesar de não ter anunciado oficialmente, já pode ser considerado um jogador aposentado, pois sua última partida oficial foi em julho de 2018. Se contarmos os últimos 12 meses de fnx, os números são muito ruins. Ele tem rating de 0.95 em apenas 16 partidas oficiais. Se filtrarmos em grandes eventos, a estatística piora: 5 partidas e 0.90 de rating.
Não só pelo desempenho, mas também por todo cenário que envolve o atleta, não é esperado que fnx atue mais como profissional. O player está parado há praticamente um ano e não joga em alto nível desde sua época na Immortals, há 2 anos.
Seja você fã ou não, temos que concordar: fnx é uma lenda. Porém, não devemos mais colocar expectativas em sua “ressurreição”, nem em sua vontade de jogar. Já é nítido que o lurker não tem intenção em voltar ao meio das competições.
Sem fnx, sem major? Até o momento, sim. Entretanto, o Brasil possui atualmente uma ótima geração de players e atletas promissores estão surgindo. Se a MIBR voltar aos bons resultados ou formarmos uma nova equipe que chegue ao topo novamente, o meme eventualmente terá um fim.
Lincoln Lau não é mais o jogador que foi em 2006 e 2007, nem em 2015 e 2016. Hoje, vemos um fnx focado em suas redes sociais, patrocínios e suas marcas. Mais do que correto se dedicar a isso, ao meu ver, pois ele batalhou muito para colher esses frutos. O lurker está correto em se aposentar (ainda não confirmado), descansar das competições, da pressão e da rotina diária de treinamentos.
Até uma fênix merece o devido repouso, por todo legado que deixou ao mundo.
E você, fã do The Clutch? Acha que o fnx ainda pode acrescentar algo nas competições ou seu tempo já passou? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Ele voltou FNX, Preparem!
forget padrin ta estourado 6 mundial 2 fazenda 3 banheira do gugu só vamo
forget padrin ta estourado 6 mundial 2 fazenda 3 banheira do gugu só vamo
Kkkkkkk esqueceeeer
Esquece Estourado!
Respeita o primo. Forget tá stourado. 6 mundial, bbb, … Da a patinha filho.
22 na régua, cabelos negros de olhos castanhos, lincoln lau 6 mundial, esquece, da a patinha filho, exxxtourado
Esquece, primo ta estourado , go red !! Aposentadoria nao ta na lista
SEM FNX SEM MAJOR
viuva
Esquece estorado.
respeita o primo a lenda
Concordo. Pra mim, não faz sentido apostar nele só porque ele brilhou no passado. De fato, ele é um monstro. Mas hoje, ele não tem tesão de jogar como jogou na época do major.
Eu apostaria nele se ele voltasse a ter aquela empolgação toda. Dai com fnx, com major.
Kkkkk respeita o primo