Personalidades defendem redução na duração das partidas de CS:GO

Parece que o lançamento de VALORANT realmente está mexendo com o cenário de CS:GO. O novo FPS da Riot Games apareceu como um concorrente direto ao game da Valve e vem atraindo diversos jogadores e times de Counter-Strike. Mesmo com todas as diferenças em estilo, velocidade e mecânicas, as comparações são constantes.
Uma delas é em relação ao tempo de duração das partidas. VALORANT aderiu a um sistema um pouco diferente ao conhecido dos fãs de CS:GO. Enquanto o Counter-Strike é disputado em uma melhor de 30 rounds, no FPS da Riot Games, quem fizer 13 pontos primeiro é o vencedor. Ou seja, são disputados no máximo 24 rounds.
Esta dinâmica despertou um grande debate na comunidade internacional, que passou a questionar se o CS:GO não deveria adotar o mesmo sistema. Personalidades como Tomi “lurppis” Konaven, manager da Immortals, defenderam uma redução na duração das partidas, afirmando que haverá mais audiência.
5/ Why is match length so important?
It’s harder to carve out +3 hours for a match than it is to find 1-2 hours to commit to one and it’s less interesting to watch if you know that you cannot finish the entire match, meaning fewer people are likely to tune in in the first place.
— Tomi (@tomi) May 14, 2020
“É mais difícil ter mais de 3 horas disponíveis para uma partida do que encontrar 1-2 horas para se comprometer com uma. E é menos interessante assistir sabendo que não conseguirá terminar a partida inteira, o que significa que menos pessoas irão sintonizar em primeiro lugar”, disse lurppis. “Se você não consegue assistir a uma partida inteira, você talvez perca o contexto da partida ou não saiba as histórias que a tornaram significativa. Como resultado, você pode achar o conteúdo menos atraente no geral”, complementou.
Uma das soluções apontadas por lurppis para solucionar este problema é justamente reduzir a quantidade de rounds. “Poderíamos tentar MR12 [12 rounds até o fim primeira metade do mapa]. A mudança para MR15 foi feita para diminuir a importância do pistol round na economia do 1.6, que está longe do sistema atual”, afirmou.
Seu ponto de vista foi reforçado pelo comentarista e ex-profissional Jacob “Pimp” Winneche. Pimp afirma que com as mudanças recentes na economia do jogo, uma melhor de 24 rounds é mais do que suficiente para saber qual time é melhor.
The more I watch professional Counter Strike, the more convinced I get that mr12 is more than enough to determine the better team.
Mr15 with the current money system ain’t needed…
Thoughts?
— Jacob “Pimp” Winneche (@Pimp_CSGO) May 13, 2020
“Quanto mais eu assisto Counter-Strike profissional, mais estou convencido que MR12 é mais do que suficiente para determinar qual time é o melhor. MR15 não é mais necessário com o atual sistema de economia”, afirmou o ex-jogador.
Capitão da Astralis, Lukas “gla1ve” Rossander apoiou a ideia de Pimp e disse que com a nova economia, os jogos tendem a ser mais disputados, o que também faz com que eles durem mais tempo. “A MD3 de ontem entre NiP e FaZe durou quase 5 horas”, citou o dinamarquês como exemplo.
Caso o MR12 fosse implementado, não seria novidade no Counter-Strike. Isso porque nas primeiras versões do jogo, este era o sistema adotado pelas grandes organizadoras, como a CPL. Foi apenas em 2004 que o MR15 se tornou padrão.