Jaguares e Isurus se juntaram ao grupo de três equipes (Bears, DETONA e Vivo Keyd) que não participarão mais do CBCS Elite League Season 1, torneio que faz parte do Regional Major Ranking (RMR) da América Latina, que contemplará uma equipe para o PGL Major Stockholm 2021. As organizações anunciaram a retirada do torneio nesta quarta-feira (28) para investigar supostos banimentos por VAC de integrantes do time.
Agora, chega a cinco o número de times que fariam parte do torneio classificatório, mas que tiveram que deixar o torneio por terem jogadores envolvido com o banimento aplicado pela Valve. Um dos times mais tradicionais da cena sul-americana, a Isurus se retirou após André “drop” Abreu, contratado por empréstimo da FURIA Rivarly para a disputa do CBCS, confessar o VAC.
— Isurus (@teamisurus) April 28, 2021
A confirmação do banimento do único brasileiro presente no time argentino se deu por uma nota divulgada pela FURIA. Nela, eles apontam que o jogador relatou ter tomado VAC ban no ano passado em decorrência de skin changer – programa utilizado para modificar a skins de armas e que é considerado ilegal pela desenvolvedora de Counter-Strike.
Momentos antes, a Jaguares havia comunicado a desistência da competição. Inicialmente, a organização relatou que aguardaria uma resposta da Valve sobre o banimento de Emerson “desh” Henrique, mas optou por se retirar mesmo sem receber uma resposta da empresa. De acordo com o comunicado, o objetivo seria evitar “um maior desgaste da equipe”.
#CSGO Nota de esclarecimento a respeito da situação do Desh em relação a Valve.
— Jaguares Esports (@JaguaresGG) April 28, 2021
A Jaguares Gaming vem por meio desta anunciar a sua retirada no #CBCS por ainda estar aguardando um retorno em relação ao resultado da Valve, evitando assim um maior desgaste da equipe.