Nesta quarta-feira (27), a Valve publicou as notas de atualizações do CS:GO, trazendo algumas correções para o jogo. No entanto, o que realmente impactou foi uma nova diretriz da desenvolvedora em relação aos torneios RMR (Regional Major Ranking), que valem pontos para o Major. Isso porque a empresa divulgou que os coaches não poderão estar na mesma sala ou se comunicar com seus jogadores durante os jogos.
+ CS:GO: MIBR elimina FaZe e continua sua jornada no cs_summit 7
+ CS:GO: BIG é confirmada como parceira BLAST; MIBR também está presente
A medida se deve por conta da polêmica envolvendo o bug do espectador, que ocorreu em setembro do ano passado, onde 37 coaches foram suspensos pela ESIC, Comissão de Integridade nos Esports, incluindo os brasileiros Ricardo “dead” Sinigaglia (GODSENT), Alessandro “Apoka” Marcucci (MIBR) e Nicholas “guerri” Nogueira (FURIA).
Today we’re shipping 2020 RMR team stickers, available now in Legends, Contenders, and Challengers capsules. We also have updates on 2021 RMR events and coaching: https://t.co/d7aOajgapF pic.twitter.com/QdOypVTQzI
— CS:GO (@CSGO) January 27, 2021
Segundo a Valve, a decisão teve que ser tomada por conta da “facilidade que os treinadores aproveitaram do bug, por quanto tempo ele passou despercebido e por quão comum as acusações de ‘stream snipping’ (telar) se tornaram”.
A empresa também divulgou uma tabela progressiva de punição aos coaches que abusaram do bug. Quem utilizou por mais de seis vezes estará banido permanentemente de Majors.
- 2 usos: banido de um Major
- 3 usos: banido de dois Majors
- 4 usos: banido de três Majors
- 5 usos: banido de 5 Majors
- 6 ou mais usos: banido permanente dos Majors
Entretanto, ainda não está claro quais coaches sofreram as punições, já que a ESIC reduziu a pena de diversos treinadores que contribuíram com a investigação.
Pontos RMR
Além disso, os pontos RMR serão zerados para todas as equipes. Contudo, aquelas que alcançaram status de Legends, Challengers e Contenders começarão a nova corrida rumo ao PGL Major de Estocolmo com 600, 300 e 100 pontos respectivamente. Outra novidade é a possibilidade de inscrever um sexto jogador, desde que o mesmo não tenha sido registrado anteriormente.
Ainda sobre as classificatórias para o Major, a empresa lançou cápsulas contendo adesivos das equipes de melhor desempenho durante os torneios RMR de 2020. Assim, todos os times que estariam classificados para o ESL One Rio Major, cancelado em função da pandemia causada pela covid-19, receberão um adesivo no jogo.
As cápsulas, por sua vez, também foram divididas em três partes (Legends, Challengers e Contenders), e 50% do valor arrecadado na venda delas será destinado às equipes.