Dota 2: Jogador da Virtus.Pro é demitido após fazer desenho pró-guerra durante partida

Foto: Reprodução/Virtus.pro

Ivan “Pure” Moskalenko não faz mais parte da equipe de Dota 2 da Virtus.pro. O russo foi demitido da organização após protagonizar uma polêmica, ao desenhar um símbolo pró-guerra da Ucrânia durante a fase final da liga europeia do MOBA da Valve. O episódio também resultou na desclassificação do time, que vem utilizando da tag Outsiders.

Durante duelo contra a Mind Games, pela repescagem, Pure desenhou a letra Z no minimapa. O símbolo é considerado uma forma de apoio à invasão feita pela Rússia contra o país vizinho. Os companheiros do russo até tentaram “esconder” a letra, mas o esforço foi em vão já que, após uma revisão da Valve e do comitê organizador da liga, o time foi desclassificado.

+ VALORANT: zombs afirma não ter recebido toda a premiação de torneio da Riot
+ Maior streamer do mundo, xQc tem console “hackeado” enquanto jogava CS:GO
+ CS:GO: ESIC confirma nova leva de banimentos antes do Major

No comunicado em que comunicou o desligamento de Pure, a Virtus.pro disse que “quaisquer ações têm consequências, sejam elas intencionais ou não. A VP tem se oposto consistentemente a qualquer caso de incitação ao ódio nos esports. O clube rescinde o contrato com Pure por suas ações decrescentes que levaram à desqualificação do torneio e prejudicaram, muito, nosso relacionamento com a sociedade mundial do esport”.

Para a felicidade ou não de Pure, a Mind Games acabou ficando com a última vaga no ESL One Stockholm 2022, a primeira competição de nível mundial da temporada e que é apoiada pela Valve. Além do time, que conta com dois ucranianos no elenco, também se classificaram BetBoom Team e Team Spirit.

Em um vídeo publicado pela Virtus.pro, Pure afirmou que “não quis ofender ninguém”, mas não se desculpou pelo ato. Já a organização, classificou a decisão da Valve de eliminar o time pelo incidente como “chocante” e que “desqualificar toda a equipe com base em um desenho em um minimapa cria um precedente totalmente novo”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.