O ano de 2020 para os esports no Brasil e no Mundo

Se em muitas áreas 2020 foi um ano desafiador, nos esports ele veio para consolidar ainda mais a modalidade no coração dos gamers brasileiros. Destaque para o Free Fire, premiado como o melhor jogo mobile de esports do ano pelo Esports Awards, prêmio internacional, e seguindo sua ascensão que começou em 2019. Vale ressaltar também que o Brasil venceu todos os campeonatos latino-americanos de Free Fire no ano!

Mas nem só de Free Fire viveu o ano de 2020 nos esports. O prêmio eSports Brasil 2020, realizado no início do mês nos estúdios Globo em SP, consagrou Alexandre “Gaules”. Gaules foi premiado como personalidade do ano e também como melhor streamer, com audiência elevada nas transmissões ao vivo de campeonatos de CS:GO, Counter-Strike: Global Offensive. Outra curiosidade é que se na premiação internacional o Free Fire teve destaque, no prêmio brasileiro o game teve menos relevância depois de ter dominado em 2019. Foram apenas três premiados em comparação com os nove do ano anterior.

Em termos de equipes, destaque total para a FURIA, de Counter-Strike: Global Offensive, CS: GO. A equipe ao longo do ano conseguiu se consolidar como a melhor das Américas, conquistando 3 títulos internacionais. Se consolidando no top 10 do mundo, a FURIA conseguiu bater todas as metas estipuladas por seu treinador Nicholas “guerri” para 2020. Não à toa a equipe venceu o prêmio eSports Brasil 2020 na categoria Melhor Organização, contra adversários de peso como Corinthians, Flamengo, LOUD e paiN Gaming.

E não faltou destaque também para o clássico League of Legends. Tanto no prêmio internacional Esports Awards quanto no prêmio brasileiro eSports Brasil 2020, o game LoL foi eleito como sendo o jogo do ano.

Destaque também no ano para a tradicional equipe internacional Ninjas in Pyjamas, que assinou contrato de patrocínio com a Betway, site de apostas em esports, além de seguir entre as melhores no cenário de Rainbow Six Siege, chegando a ficar mais de 17 jogos invicta, e superar a FURIA, embora tenha perdido o título brasileiro, que ficou com a MIBR.

Free Fire

O Free Fire teve seu posto consolidado em 2020 após um ano de 2019 incrível. Foram diversos campeonatos em todo o mundo, e a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) foi destaque no país. Diversos players se destacaram individualmente. Os destaques principais no Brasil e no mundo foram para os jogadores JAPABKR, Cauan, Carlos TD, GETBU, Beo, Blazer e Pahadi.

CS:GO

O cenário competitivo de Counter-Strike: Global Offensive em 2020 foi totalmente complicado, por conta do ano atípico que vivemos. Ainda assim, os jogadores presentearam os fãs com jogadas inesquecíveis e algumas das melhores delas foram protagonizadas por brasileiros. Jogadas de Vinicius “VINI”, da FURIA, e Marcelo “Coldzera”, da FaZe, entraram para os anais das jogadas mais incríveis de CS:GO em 2020.

League of Legends

O League of Legends (LoL) da Riot é certamente o game que proporcionou o surgimento e o boom dos esports como os vemos hoje. E, mais uma vez, o jogo foi um sucesso na temporada de 2020. O Campeonato Mundial de League of Legends, teve um pico de quase 50 milhões de espectadores simultâneos, um recorde na modalidade, e mais de 1 BILHÃO de horas assistidas ao longo do campeonato. A final foi transmitida em 16 idiomas e em 21 plataformas, um outro recorde da categoria.

Fortnite

O Fortnite foi outro queridinho dos esports em 2020, distribuindo premiações enormes. O game chegou a ser o que mais distribuiu premiações em competições no primeiro semestre de 2020, deixando pra trás o CS:GO na segunda colocação. Somente no primeiro semestre deste ano foram mais de 10 milhões de dólares distribuídos em prêmios nas competições de Fortnite.

2020: O ano dos esports no Brasil e no Mundo

Apesar do ano atípico e conturbado para a maioria dos setores da economia, pode-se dizer que os esports puderem desfrutar de um de seus melhores anos. O crescimento da modalidade atraiu ainda mais espectadores e as competições se tornaram cada vez mais difundidas. Foram inúmeros campeonatos com grandes premiações e as competições esportivas de games se tornaram uma realidade cada vez maior, com toda cobertura da mídia e atraindo ainda mais patrocinadores.

Se diante de um ano como 2020 os esports se saíram tão bem, espera-se que 2021 seja um ano ainda mais incrível para os jogadores e fãs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias