COI anuncia Arábia Saudita como sede das Olímpiadas dos Esports
A Arábia Saudita será o primeiro país a sediar as Olímpiadas dos Esports. Mas os árabes não serão os anfitriões apenas da 1ª edição. O evento acontecerá por lá nos próximos 12 anos. O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira (12).
A entidade fechou uma parceria com o comitê olímpico árabe para que as Olímpiadas dos Esports aconteçam por lá de 2025, quando será realizada a 1ª edição, até 2037. Mesmo com o anúncio já feito, o COI ainda terá que apresentar o projeto da Arábia como sede em sessão que antecederá os Jogos Olímpicos de Paris.
O COI começou a se envolver com os esportes eletrônicos em 2021, criando uma comissão dedicada ao setor. Na época, Vincent Pereira, chefe de esports do comitê, chegou a afirmar que jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), como Counter-Strike, nunca farão parte das Olimpíadas.
Em fevereiro deste ano, Thomas Bach, presidente do COI, havia declarado em uma entrevista a uma agência de notícias chinesa que acreditava que a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports poderia acontecer em 2025 ou, no mais tardar, em 2026.
Por fim, em junho do ano passado, o COI organizou a segunda edição da Olympic Esports Series. Sem jogos tradicionais da cena eletrônica, a competição contou com torneios de xadrez (por meio do site Chess.com), simulação de corrida (Gran Turismo), arco e flecha (Tic Tac Bow), ciclismo (zWIFT), tênis (Tennis Clash), entre outros.