Especializado no levantamento da audiência de campeonatos de esportes eletrônicos, o Esports Charts listou o Brasil como um dos países que mais receberam torneios em LAN em 2022. Ao todo, foram nove competições presenciais, sendo um deles o IEM Rio Major, o segundo mundial de CS:GO da temporada passada.
O levantamento do Esports Charts levou em consideração apenas LANs que tiveram premiações superiores a US$ 100 mil (mais de R$ 500 mil, na cotação atual). Em contato com o The Clutch, a plataforma informou quais foram os nove campeonatos que aconteceram no Brasil em 2022:
- Wild Tour 2022 Season 1 – Premiação: US$ 313.757
- IEM Rio Major 2022 – Premiação: US$ 1.250.000
- CBCS Elite League 2022 Season 1 – Premiação: US$ 18.972,05
- CBCS Elite League 2022 Season 2 – Premiação: U$18.832,25
- CBCS Finals 2022 – Premiação: US$ 27.962
- MEG 2022 – Premiação: US$ 33.903,72
- Liga Brasileira de Free Fire 2022: Series A Stage 2 – Premiação: US$ 141.347
- C.O.P.A. Free Fire 2022: Corrida do Milhão – Premiação: US$ 184.192
- AOV Pro League Brasil 2022 Season 1 – Premiação: US$ 100 mil
Apesar de informar que o levantamento levou em consideração apenas LANs com premiações de US$ 100 mil ou mais, o Esports Charts listou ao menos três torneios que sequer chegaram na quantia: três edições do CBCS e o MEG. Além disso, o levantamento esqueceu de elencar o Etapa 1 da Liga Brasileira de Free Fire.
+ VCT LOCK//IN: preços dos produtos do torneio e dos times
+ CS:GO: Valve volta atrás, e treinadores terão custos do RMR pagos
+ Desenvolvedores de cheats terão que pagar US$ 3 milhões a Activision por danos
Estados Unidos foi o país que mais teve campeonatos presenciais em 2022, com 40 no total em 22 cidades. O maior deles foi o Worlds, o mundial de League of Legends, que teve pico de espectadores superior a 5 milhões. A China aparece em segundo lugar, com 27 LANs, enquanto a Arábia Saudita aparece na terceira colocação com 12 torneios, todos na cidade de Riyadh. Veja na imagem abaixo.
Ainda sobre o Brasil, o Esports Charts afirmou que no país imperou os presenciais relacionados às modalidades MOBA, como League of Legends, e FPS, como CS:GO e VALORANT. Só o Major do Rio conseguiu um pico de espectadores de quase 1,5 milhão.