Um movimento surpreendente do Partido Comunista da China abalou o mundo dos games hoje (16). Isso porque os residentes do país agora estão proibidos de jogar online com outras regiões. Nem mesmo conversas serão mais permitidas.
As novas leis chinesas se dão após diversos protestos de cidadãos de Hong Kong. Eles utilizaram o jogo Animal Crossing, do Nintendo Switch, para criticar o presidente Xi Jinping e o governo da cidade. As manifestações fazem parte do movimento “Free Hong Kong”.
Assim, a resposta do governo chinês foi rápida. Além de banir o jogo no país, o poder central instaurou uma série de novas leis, que proíbem os jogadores até de usarem determinadas skins. Confira a seguir algumas das leis mais relevantes:
- Serviços globais estão proibidos (só serão permitidos serviços regionais);
- Jogadores que utilizarem skins e cosméticos para promoverem ideias separatistas serão banidos;
- As empresas responsáveis pelos jogos devem restringir o uso das palavras “zumbi”, “apocalipse”, “praga”, entre outras;
- Jogadores de console necessitarão comprovar identidade para jogar online ( estrangeiros deverão usar o passaporte);
- Criação e edição de mapas não será permitido.
Com as novas regras, o cenário de esports pode ser gravemente afetado, em especial as equipes de Dota 2 e CS:GO, que fazem treinos constantes com outras regiões próximas.