Conheça CS Neo, o Counter-Strike japonês jogado em fliperama

Counter-Strike NEO
Foto: Reprodução/Namco

O Counter-Strike já teve uma versão voltada exclusivamente para o mercado japonês. Trata-se do Counter-Strike Neo, uma adaptação do 1.6 jogada em fliperamas, que possuía ambientação futurista e personagens no estilo anime.

Capa de Counter-Strike Neo (Foto: Reprodução/csneo.net)

O CS Neo foi lançado em 2003 pela Namco e pôde ser jogado no Japão durante sete anos, até fevereiro de 2010. O jogo tinha o aval da Valve e foi pensado como uma das soluções para a falta de cenário competitivo em equipe no país asiático.

Para melhor atender ao público local, diversas alterações foram feitas no Counter-Strike original. A principal delas é que em Neo não há embate entre Contra-Terroristas e Terroristas, mas sim entre Cosmopolitan Special Forces (CSF) e NEO.

Com isso, as skins dos personagens também são totalmente diferentes das tradicionais, com uma pegada que remete muito aos desenhos japoneses.

Menu de escolha de lados em Counter-Strike Neo (Foto: Reprodução/csneo.net)

Apesar disso, sons e mecânicas são muito semelhantes às do CS 1.6, assim como as armas usadas. Os mapas, por sua vez, foram construídos em torno de uma temática urbana e militar — diferentemente da versão original, onde há uma grande diversidade visual entre os cenários.

Menu de compra no CS Neo (Foto: Reprodução/Fandom)

Matchmaking e Karma

Mesmo tendo sido lançado 20 anos atrás, o spin-off japonês já possuía matchmaking próprio e classificação baseada em elo. Além disso, Neo contava com um sistema de Karma, onde os jogadores podiam dar moedas e cumprimentos aos outros ao fim da partida, o que contribuía para um ambiente competitivo mais saudável.

Por outro lado, atitudes como camperar ou abater os próprios amigos (TK) sofriam punições quando feitas em excesso, como aparecer no radar inimigo.

O fliperama

Fliperama rodando CS Neo (Foto: Reprodução/Fandom)

O CS Neo era vinculado a uma máquina própria, que basicamente era um computador adaptado ao formato de fliperama. Ele podia ser encontrado em lojas chamadas LEDZone, e para jogá-lo, era necessário adquirir um cartão.

Cartão utilizado para jogar CS Neo nas lojas de fliperama (Foto: Reprodução/Fandom)

No lançamento, existia apenas um modo de jogo em Neo, o tradicional bomb defusal. Porém, para deixá-lo mais atrativo ao público, a Namco lançou posteriormente missões single player extraoficiais, que ao serem completadas, recompensavam os jogadores com prêmios especiais.

Além disso, a desenvolvedora constantemente anunciava eventos in-game alinhados a feriados nacionais e dias festivos.

Cena competitiva

Campeonato de CS Neo (Foto: Reprodução/Fandom)

Mesmo restrito ao Japão, CS Neo chegou a ter uma cena competitiva bem ativa, que contava com suporte da Namco. A desenvolvedora promovia torneios nas lojas de fliperama e ajustava os preços das armas de tempos em tempos para mudar o meta.

Histórias em quadrinho

A Namco deu bastante suporte ao CS Neo, tanto que o jogo ganhou sua própria história em quadrinhos, chamada de White Memories. Ao todo, 12 episódios foram publicados, com foco em quatro personagens: Shou, Maki, Oumar e Reonof.

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