Dicas para organizar um campeonato de jogos eletrônicos

Com a quarentena, houve um forte aumento de eventos online e também do consumo de games. De acordo com a Pesquisa Games Brasil (2020), 73% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos (sejam eles de computador, mobile, console).

Esse cenário é uma grande oportunidade para quem busca organizar um campeonato eletrônico. Por isso, seguem algumas dicas valiosas para compreender melhor como começar organizar sua própria competição.

1. Defina a(s) modalidade(s) do campeonato

Nesse processo, é importante escolher quais serão os jogos que serão inclusos no seu evento. Tenha em mente as plataformas a serem utilizadas, assim fica bem mais fácil de ter um direcionamento. Pense também no tipo do jogo.

Isso porque, geralmente, os campeonatos envolvem jogos da mesma plataforma. Um bom exemplo é a EVO, que oferece torneios de jogos de luta em console, como Mortal Kombat, Street Figther, King of Fighters e muitos outros. Assim, definir as plataformas e as modalidades do evento é essencial.

Um campeonato de MOBA pode envolver League of Legends ou Dota 2. Um campeonato de jogos de tiro para PC pode ter Counter-Strike: Global Offensive ou VALORANT, por exemplo.

2. Escolha o público e as regras do campeonato

É importante separar os públicos que poderão atender ao campeonato. Será para profissionais ou amadores? Até qual elo ou patente poderá participar do campeonato? Esses detalhes são importantes para manter uma competitividade igualitária e evitar disparidades de níveis entre competidores ou equipes.

Além disso, não esqueça de pensar sobre regras do evento: poderão ser incluídos novos membros em equipes já inscritas? E se a internet de algum participante cair durante o campeonato, como seu evento se respaldará? Pense em possíveis imprevistos e como as regras poderão ser aliadas tanto da organização quanto dos participantes.

Não esqueça de sempre colocá-las de forma bem claras durante o processo de inscrição dos jogadores e sempre deixá-las disponíveis para acesso antes, durante e depois do campeonato.

3. Tipo de infraestrutura

Esse ponto é extremamente necessário analisar com cuidado. Afinal, em um campeonato serão necessários narradores, comentaristas, staffs, espectadores e todos precisarão de um espaço, seja virtual ou físico.

Além disso, é muito importante definir um cronograma para organizar reuniões internas, treinamentos com staffs (caso necessário) e o calendário de jogos. Não esqueça: todos os envolvidos devem saber das datas que os interessam! Portanto, não esqueça de trabalhar tanto a comunicação interna como a externa.

Se o campeonato for virtual, pense em quais plataformas de comunicação acontecerão os trâmites internos do evento. Discord e TeamSpeak são ótimos aliados. Já para a stream, Twitch, Facebook Gaming ou YouTube são plataformas que comumente são utilizadas para transmissão deste tipo de conteúdo.

Tenha em mente que um campeonato virtual é baseado em acesso à internet. Certifique-se que organizadores, comentaristas e apresentadores, narradores e staff possuem serviço estável de internet, evitando imprevistos no dia.

Se o campeonato for presencial, tenha em mente que a locação, a internet, as máquinas que os jogadores utilizarão e a infraestrutura geral para concepção do evento são pontos de extrema importância. Além disso, não esqueça das refeições para o seu staff e para a sala de imprensa, caso haja uma, como também do alvará do evento, se for de porte grande.

Identificar todos os participantes do evento, sejam jogadores, staff e os telespectadores é de suma importância. Portanto, utilize formulários online e crachás personalizados são alternativas muito práticas que podem te auxiliar no processo de registro e identificação.

Ainda sobre o registro, não deixe de perguntar, principalmente aos jogadores, os apelidos que gostariam que fossem utilizados e até mesmo informações deles relacionado ao jogo, como lane favorita, no caso de torneios de MOBA, ou personagem que mais tem afinidade de jogar, por exemplo. Essas informações ajudam narradores e comentaristas a passar uma melhor experiência para o público.

Além disso, cogite procurar apoiadores e patrocinadores: eles são agentes importantes não somente para o apoio financeiro ao evento, como também são uma ponte para influenciadores dentro de comunidades, que possivelmente podem atender ao seu campeonato sendo competidores, telespectadores ou até mesmo parte da transmissão.

4. Comunicação

Se ninguém ficar sabendo do seu evento, ninguém participará. A comunicação é extremamente importante para que o campeonato possa acontecer com êxito. Trabalhe bem sobre onde seu campeonato será divulgado. Procure ir aonde seu público está: seria melhor divulgá-lo no Instagram, Twitter ou Facebook? Liste os canais que pretende atingir e desenvolva peças gráficas e vídeos convidando as pessoas a participarem do evento.

Direcione sua comunicação para que ela seja mais efetiva: influenciadores da área de jogos, por exemplo, são personalidades que podem ser chave para ter um alcance desejável. Merchandising também pode ser um tipo de comunicação: você distribuirá camisas do evento para os jogadores? Ou que tal kits com caneca, máscara, adesivos e camiseta? Esses itens também podem estar à venda durante o evento presencial ou em loja online.

5. Valores da premiação e valor de ingresso

O prêmio é algo bastante relevante quando for buscar convencer jogadores a participarem do seu campeonato. Ele deve ser claro quanto a sua composição, a divisão por colocações e como será entregue. Além disso, se seu campeonato for presencial, pense na possibilidade de valores de ingresso. Já no caso do online, será possível a disponibilização de doações e inscrições durante a transmissão?

Não se esqueça: é sempre importante amparar todos as pessoas envolvidas. Por isso, pense em seu campeonato como uma experiência que deve ser muito bem trabalhada do início ao fim. Desde o tom de voz em suas comunicações institucionais, até a distribuição de brindes gratuitos para cativar seu público, tudo faz parte da experiência competitiva.

Agora que já sabe algumas dicas para organizar um campeonato de jogos eletrônicos, não esqueça de compartilhar esse post com pessoas que também estejam interessadas no assunto. Good game, well played!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias