Resumo
Segundo evento olímpico voltado aos games e esports realizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o Olympic Esports Week vem sendo disputado em Singapura desde quinta-feira (22), e na abertura do evento, em entrevista à agência AFP, o head de esportes virtuais da entidade, Vincent Pereira, garantiu que os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) nunca farão parte das Olimpíadas.
“Para nós, existe a clara limitação de que os jogos de tiro em primeira pessoa nunca serão integrados à nossa competição. Podemos entender que a percepção pode ser diferente, mas não podemos ter esses jogos promovendo os valores olímpicos”, disse Pereira.
Apesar da afirmação, a Semana Olímpica dos Esports terá “tiro esportivo” no Fortnite. Contudo, a modalidade será jogada no Modo Criativo do battle royale e não envolve que os jogadores atirem uns contra os outros.
Além da afirmação sobre os FPS, Vincent também disse que atualmente “não há discussão sobre integrar os esportes eletrônicos tradicionais ao programa olímpico”.
“Eu acho que, hoje, não estamos nesta fase. Não estamos pensando nisso”, afirmou o executivo.
Ao todo, 11 modalidades serão disputadas no Olympic Esports Week, praticamente todas elas sendo simuladores de esportes tradicionais, como Tiro com arco no Tic Ta Bow, Dança no Just Dance e Automobilismo em Gran Turismo.
O Fortnite foi incorporado na grade competitiva em maio, mas o evento não utilizará o modo tradicional do battle royale, conforme dito anteriormente. Ele será disputado em um mapa especial do Modo Criativo, projetado para refletir uma competição de tiro esportivo real, e contará com a participação de 12 jogadores do Fortnite Champions Series 2023 (FNCS).