Na quarta-feira (16), a Assembleia Geral do Comitê Olímpico da Ásia anunciou que os esportes eletrônicos farão parte dos Jogos Asiáticos em 2022, a serem disputados em Hangzhou, China. Entretanto, os games a serem jogados ainda não foram divulgados.
Os esports entrarão na categoria de esportes intelectuais, assim como o xadrez, por exemplo. O break dance também será adicionado ao Jogos Asiáticos, mas como um esporte de dança.
+CS:GO: FURIA elimina Heroic e continua sua saga na IEM Global Challenge
+CS:GO: kNg afirma que jogará ao lado de v$m em 2021
Em 2018, jogos como League of Legends, Arena of Valor, PES, Starcaft II, Hearthstone e Clash Royale fizeram parte das modalidades disputadas nos Jogos Ásiáticos, mas apenas como demonstração, ou seja, não concorriam a medalhas oficiais.
Na ocasião, as equipes foram formadas por jogadores do mesmo país, misturando elencos de alto renome no cenário internacional de League of Legends. Jogadores como Faker, Uzi, Maple e SwordArt fizeram parte de seus respectivos países.
A China sagrou-se campeã no League of Legends, com elenco composto por Letme, Mlxg, xiye, Uzi, Ming e Meiko.

Apesar de ser uma potência mundial em diferentes modalidades eletrônicas, a China não autoriza a transmissão de esports em sua TV estatal desde 2005. Espera-se, no entanto, que essa decisão seja temporariamente revista para os jogos de 2022.