Esports são reconhecidos como esportes oficiais na Ucrânia

s1mple está na idade em que a maioria dos jogadores atinge o auge

A Ucrânia reconheceu o esporte eletrônico como um esporte oficial. A iniciativa partiu da união entre a Federação Esportiva Ucraniana (UESF) e a Associação Ucraniana de Ciberesporte Profissional (UPEA) e foi aprovada em comissão.

A associação e a federação se juntaram para apresentar documentos ao Ministério da Juventude e do Esporte para que pudesse reconhecer os esports como uma atividade esportiva oficial no país. A UESF afirmou que já vinha trabalhando há mais de um ano para que isso acontecesse.

Em agosto, os órgãos já haviam debatido sobre o assunto, quando falaram sobre o status que os esportes oficiais possuem e quais poderiam ser os projetos e estratégias de investimento a longo prazo na estrutura de esporte eletrônico no país.

+ CS:GO: MIBR perde pontos no ranking de classificação para o Major
+ Major de CS:GO do Rio de Janeiro é cancelado

Para o ministro ucraniano Vadym Gutzayt, os esports são um fenômeno que não pode ser ignorado. “Não podemos ignorar esse fenômeno. Os esportes eletrônicos estão se desenvolvendo muito rápido em todo o mundo. O interesse do público está crescendo a cada mês, assim como o envolvimento da nossa população”, disse.

“Queremos que nossas crianças, que já estão no computador a maior parte do tempo, não se tornem viciados em jogos, mas que transformem seu hobby em uma competição intelectual”, completou o ministro.

Atualmente, um dos principais nomes no mundo dos esports da Ucrânia é o jogador de Counter-Strike: Global Offensive Oleksandr “s1mple” Kostyliev. No entanto, o país já exportou outras mãos de obra de qualidade no mundo do FPS da Valve, como Ioann “Edward” Sukhariev, Danylo “Zeus” Teslenko e Yegor “markeloff” Markelov.

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *