Segundo reportagem da Kotaku, a divisão de esports do Exército dos Estados Unidos estava promovendo sorteios falsos de controles Xbox Elite Series 2 em seu canal na Twitch para atrair novos recrutas.
A tática funcionava da seguinte maneira: os espectadores que queriam participar da promoção, deveriam clicar em um link para se inscrever. Entretanto, este link levava a um formulário sem qualquer menção ao sorteio, como número de pessoas inscritas ou quando ele iria acontecer. O objetivo era apenas coletar informações pessoais para que eles pudessem tentar recrutar a pessoa futuramente.
+ Salários da Astralis e prejuízo da organização em 2019 | Hora do Clutch #2
+ VALORANT: Sage pode receber mais um nerf no patch 1.04
Após inúmeras denúncias, a Twitch, então, resolveu agir e exigiu que o exército retirasse os sorteios do canal. “Essa promoção não está de acordo com os nossos Termos e exigimos que eles a removessem”, afirmou a plataforma ao site.
Esta não é primeira vez que a divisão de esportes eletrônicos do exército americano se envolve em polêmicas. No início do mês, eles foram acusados de banir espectadores que perguntavam sobre crimes de guerra do chat de seu canal na Twitch. Uma das “vítimas”, inclusive, foi o jornalista Rod “Slasher” Breslau, que entrou sob anonimato para confirmar as ações.
just having a good time with the US Army esports twitch stream @JordanUhl pic.twitter.com/qnjyxg1KP0
— Rod Breslau (@Slasher) July 8, 2020
O exército americano é um dos grandes parceiros da Twitch, sendo um dos patrocinadores oficiais da série de torneios Twitch Rivals. De acordo com o Kotaku, a parceria custou 1 milhão de dólares às forças armadas.