Fatores determinantes para o sucesso de um jogo

Reprodução/Shutterstock

A indústria dos jogos produz, por ano, centenas de novos títulos que são feitos pensando no público final. Enquanto alguns conseguem colher frutos por décadas, outros caem no limbo e são logo esquecidos por toda a comunidade. A fórmula para o sucesso não existe, mas alguns fatores dão indícios se aquilo agradará, ou não, os jogadores.

É importante ressaltar, no entanto, que há uma diferença entre teoria e prática. Isso porque, antes mesmo do jogo ser lançado, uma série de expectativas é criada com o público final. Há grandes exemplos de quando a expectativa cumpriu o seu papel e os jogadores tiveram aquilo que queria, em outros, nem tanto.

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De acordo com a publicação feita pela Betway, site de apostas em eSports, o desenvolvimento de um jogo pode ser visto no decorrer de gerações. Isso porque o site revelou que Tetris, lançado em 1984, está entre os jogos que mais faturaram custando muito pouco, atingindo a casa dos US$ 2,5 bilhões.

Com o passar do tempo, se tornou cada vez mais claro que a reputação da empresa e aquilo que ela já produziu aos fãs se torna uma grande vitrine do que esperar de um determinado jogo. Mais uma vez, este ponto também acaba sendo dividido entre teoria e prática.

Anthem não caiu no gosto do povo (Divulgação/Electronic Arts)

A CD Projekt Red, por exemplo, ganhou a confiança do público com a franquia The Witcher. Responsável pelo desenvolvimento de The Witcher 3: Wild Hunt, era vista com carinho pelo público e rodeada de expectativa com o lançamento de Cyberpunk 2077. No entanto, após uma série de atrasos na produção, o lançamento do jogo, em 2020, esteve longe de agradar os jogadores.

Outra grande empresa, apesar de diversas polêmicas, que está inserida neste meio é a Electronic Arts. Apesar de todo o sucesso e de possuir títulos conhecidos há anos como The Sims, FIFA, Need for Speed e tantos outros, ela sempre aparece para dividir opiniões quando se trata de lançamento de games.

Lançado em janeiro de 2019, Anthem chegou rodeado de expectativas de trazer um universo totalmente novo, semelhante ao de Destiny, para os videogames. No entanto, após uma sucessão de erros cometido pela Electronic Arts, o jogo se encontra no limbo e, atualmente, colocaram a empresa em uma dicotomia, sem saber se dará continuidade ou não ao projeto.

Ao mesmo tempo, a mesma Electronic Arts foi a responsável pela publicação de Star Wars Jedi: Fallen Order. Mexendo com o sentimento nostálgico de diversos fãs, a EA, junto com a Respawn Entertainment, produziram o que foi apontado por muitos como o melhor jogo da franquia Star Wars da história dos games.

Desta forma, assim como supracitado, é possível chegar à conclusão de que não há uma fórmula mágica para a produção de jogos de sucesso. Empresas gigantes são responsáveis por grandes sucessos e grandes fracassos que, geralmente, são sentidos após uma grande expectativa do público.

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