Governo da Rússia reconhece jogos de FPS como “Combate Tático 3D”

A Federação de Esportes Computacionais da Rússia reconheceu uma nova modalidade de esporte eletrônico, o “Combate Tático 3D“. Em documento oficial publicado pelo Ministério da Justiça da Federação Russa na última quarta-feira (25), a nova modalidade agrega jogos de tiros (FPS) e simuladores militares, tais como Counter-Strike: Global Offensive, VALORANT, Rainbow Six: Siege, Warface, Overwatch, World of Tanks e outros.
A decisão política pode, e promete, mudar o cenário de esports do país. Isso porque, com as modalidades ganhando reconhecimento do governo, se torna possível a realização de competições oficiais desses jogos, assim como acontece com os demais esportes. Por conta disso, o presidente da federação de Moscou, Maxim Fler, comemorou a decisão.
“Nós estávamos esperando esse reconhecimento oficial da modalidade de ‘Combate Tático 3D’ há muito tempo. Jogos como CS:GO e VALORANT, que são populares e amados pelos participantes dos nossos torneios, já estavam incluídos nas modalidades do Moscou Esports e da Liga Estudantil de Esports […], mas nós não podíamos incluir eles em calendários de competições esportivas. Agora existe essa oportunidade. Isso permite que criemos categorias esportivas para estes tipos de jogos e criemos times nacionais”, disse Fler.
Vale ressaltar que não só a Rússia, mas toda a região Comunidade dos Estados Independentes (CEI), possuem destaque em competições de esportes eletrônicos de uma forma geral. Ano passado, a Team Spirit venceu o maior torneio de esports do mundo, o The International de Dota 2, e a Natus Vincere, que possui metade do elenco russo, venceu o PGL Major Stockholm de CS:GO.