Um dos principais clubes do futebol brasileiro, o Grêmio anunciou nesta quarta-feira (11) a criação de sua divisão de esports. A gestão do tricolor gaúcho nos games será feita pela SPQR Brasil Team, organização oriunda do futebol virtual EA SPORTS FC (antes conhecido como FIFA), da Electronic Arts.
START ⚽👾 Toda a paixão da arquibancada, que alenta no estádio, também vai alentar no game! Pela primeira vez teremos uma equipe de Esports. Vão ser novas histórias, novas disputas, mas sempre do lado da gremistada.
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 11, 2023
Na grama ou no pixel, Imortal 🇪🇪#GrêmioEsports #goIMORTAL pic.twitter.com/r3k71S5tVG
Com isso, a primeira modalidade em que o Grêmio estará presente é justamente o EA FC 24 e contará com nomes que são referência no cenário como Henrique “Zezinho” e Felipe “Felipe I5I”. A dupla, inclusive, participou do primeiro dia da Brasil Game Show (BGS), festival de jogos realizado em São Paulo.
O primeiro compromisso do Grêmio nos esports será no classificatório latino-americano para o FC Pro 24 Open, torneio que acontecerá em Londres e dará vagas para o Campeonato Mundial da modalidade, de PlayStation 5.

Mais modalidades em breve
Em comunicado a imprensa, o Grêmio informou que planeja expandir suas operações para outros jogos no futuro, sendo algumas delas o Counter-Strike 2 (CS2), VALORANT e Rainbow Six Siege, modalidades em que já iniciou contato com elencos existentes, além de League of Legends, Free Fire e Apex Legends.
“O Grêmio possui histórias lindas e únicas no futebol. Esse é o momento de
expandir essas histórias e construir um legado no esporte eletrônico com uma equipe
experiente e que sabe o que precisa ser feito. Está no DNA do Grêmio o pioneirismo
e inovação, acreditamos que este projeto vai colaborar muito com o futuro do clube”, disse Rodrigo Fiovarante, CEO da divisão de esports do clube gaúcho, em comunicado à imprensa.