Como jogos online e esports estão construindo uma audiência compartilhada

Gamer
Foto: watchwater/Freepik

Jogos online e esports criam juntos uma audiência em busca de um mesmo interesse, o entretenimento digital. O avanço dos esportes eletrônicos, aliado com recursos de jogabilidade e integração entre os jogos fazem com que uma grande comunidade seja criada e que ela envolva diferentes frentes do cenário de games no Brasil.

A Pesquisa Games Brasil apresentou dados que comprovam o sucesso dos esports no Brasil. Atualmente, 8 em cada 10 brasileiros já ouviram falar em esportes e acompanham as partidas e campeonatos dessa modalidade.

Um total de 38% dos brasileiros entrevistados pela Pesquisa Games Brasil afirma que jogam esports todos os dias, sendo que o tempo de jogo costuma variar de uma a três horas por dia.

A mesma pesquisa sobre os gamers brasileiros revelou que mais de 70% dos brasileiros jogam videogames e afirmam que jogar online é a sua principal forma de entretenimento. Tudo isso em um ambiente em que a comunidade tem um papel fundamental.

Brasileiros que jogam se sentem aceitos pela comunidade do jogo online favorito

Um dos dados mais interessantes que a Pesquisa Games Brasil revelou foi que 67,1% dos entrevistados afirmaram concordar totalmente com o acolhimento na comunidade de gamers de seu jogo favorito.

Isso significa que a maioria dos jogadores acreditam que a comunidade os acolhe de uma maneira com que eles se sintam parte de algo que vai além do jogo em si, mas sim um grupo que tem objetivos em comum.

O League of Legends lidera a popularidade e o engajamento de sua comunidade no que diz respeito aos esports. Carinhosamente chamado de LoL pelos seus praticantes, esse Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) chegou ao pico de 6 milhões de visualizações no ano de 2024, conforme dados do portal Statista.

Mobile Legends: Bang Bang, Counter-Strike, VALORANT e Dota 2 fecham o top 5 de popularidade e engajamento de seus participantes. O número de pessoas visualizando eventos e participando das partidas jogando ou acompanhando via streaming ao vivo mostra que existe uma comunidade muito engajada.

Além disso, o fato de que os jogadores não costumam expulsar outras pessoas que tenham interesse no jogo fazem com que eles possam se sentir bem-vindos para participar de qualquer jogo de sua preferência.

Existe, ainda, o aspecto do anonimato entre quem joga jogos online. A possibilidade de ser uma pessoa que não necessariamente tem um nome ou identificação como na vida real faz com que muitos jogadores possam expressar suas opiniões sem ter a preocupação de que os outros saibam seu verdadeiro nome.

Esse anonimato também pesa na hora de permitir que os jogadores sejam eles mesmos. Enquanto, no mundo real, essa possibilidade nem sempre está presente ao longo das atividades diárias.

Plataformas de informação ajudam a disseminar os jogos e engajar a comunidade

Outro elemento que entrou como peça fundamental no sucesso dos jogos e no engajamento das comunidades foi a presença de plataformas que oferecem informações gratuitas e tutoriais completos sobre os jogos.

No caso dos esports, são inúmeros os canais do YouTube que permitem aos jogadores entender como determinado jogo funciona na prática. O canal LoL Esports, por exemplo, conta com mais de 3,5 milhões de seguidores e já publicou mais de 10 mil vídeos.

Esses números dão uma noção de como existe informação disponível sobre os mais variados eSports e a facilidade com que os jogadores podem encontrar informações sobre o seu esporte eletrônico favorito.

Saindo um pouco dos eSports, existem outros jogos online que também contam com informações acessíveis aos usuários. Um dos exemplos que podem ser citados é o de cassinos online.

Os jogos de cassino estão entre as 7 opções que os brasileiros mais apostam, de acordo com a pesquisa Jogos de apostas e o brasileiro, da Hibou Pesquisas & Insights. Apesar de ser um mercado que causa muita controvérsia, diversos sites estão comprometidos com a disseminação da informação de maneira imparcial.

É acessando sites como AskGamblers que os brasileiros encontram todas as informações necessárias para jogar jogos de cassino em sites confiáveis e legalizados no Brasil. Em meio a regulamentação do mercado entrando em vigor, é essencial que o brasileiro se sinta seguro na escolha dos melhores cassinos.

Esse compartilhamento de informações de qualidade é essencial para o sucesso de longo prazo dos eSports, jogos de cassino, assim como outras opções que o brasileiro encontra para jogar pelo seu dispositivo móvel ou via computador.

Tendências de engajamento elevado nas comunidades de gamers

Existe uma tendência evidente de que os jogadores engajados em jogos online continuem participando ativamente de suas comunidades. Os desenvolvimentos de IA nos esports e outras inovações mantém os esportes eletrônicos como um sucesso entre os brasileiros mais jovens.

Dados do panorama de esports da Pesquisa Games Brasil indicam que os brasileiros que jogam esportes eletrônicos têm entre 25 e 34 anos. Isso significa que esses participantes ainda não fazem parte da geração mais velha e, portanto, têm um longo caminho pela frente.

Os desenvolvedores de jogos sabem da importância de ter uma comunidade altamente engajada para o sucesso de seus games e, por isso, apostam em recursos que façam com que os jogadores se sintam ainda mais motivados a jogar.

Adaptabilidade móvel, personalização da experiência dos usuários e novos jogos estão entre algumas das abordagens adotadas pelos desenvolvedores. Até mesmo o uso da Inteligência Artificial já é adotado na criação de jogos eletrônicos.

O mercado de games muda rapidamente e é essencial que as empresas desse segmento se mantenham na vanguarda dos desenvolvimentos para poder manter seus jogadores engajados com o esporte eletrônico.

Por ser um mercado de alto valor agregado e em franca ascensão, a tendência é de que os esports continuem em alta e os jogos online acompanhem esse sucesso. Afinal, ambos esses jogos têm uma comunidade em comum, a de gamers online.

O sucesso dos esports certamente será essencial para que outros jogos online cheguem às comunidades de gamers e consigam espaço entre uma audiência que já está altamente engajada em um mercado em expansão.

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *