O resultado de uma pesquisa realizada pelo Pesquisa Game Brasil (PGB) neste ano revelou que 73,4% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos. Além do número ser impressionante, ele aponta também um crescimento de 7,1% em comparação com os dados apresentados no ano passado.
Ao contrário do que a maioria imagina, as mulheres são a maior fatia dessa pesquisa. Elas representam 53,8% da parcela da pesquisa. A pesquisa contou com a participação de 5.830 pessoas dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
+ Goiás Esporte Clube anuncia entrada nos esportes eletrônicos
+ CS:GO foi menos assistido que CoD na última semana de maio na Twitch
Os números também revelaram que, do total, 65,6% conhece o que é esporte eletrônico. No entanto, apenas 44,7% desse número são praticantes de algum jogo do cenário competitivo.
Outro ponto destacado é que o celular é a plataforma predileta dos gamers do Brasil, com 83,7% utilizando o aparelho para jogar. O valor é bem a frente do número para consoles, 43%, e dos 40,7% que utilizam o computador.

Por fim, outro dado relevante é a idade dos jogadores. Isso porque adultos de 25 a 34 anos representam a maior parcela da pesquisa, com 33,6% do público. Em seguida, vem jovens de 16 a 24 anos, com 32,5%.
Apesar dos números apresentarem a maioria dos brasileiros como consumidores de jogos, apenas 33,5% se considera gamer hardcore. A grande maioria dos entrevistados, 67,5%, confessar ter ligação com games, mas não se considera gamer, se encaixando na categoria ‘gamer casual’.