Responsável pelo Flamengo, Simplicity tem déficit acumulado de US$ 20 milhões

Foto: Reprodução/Coluna do Fla

A Simplicity Esports and Gaming Company vem gerindo a divisão de esportes eletrônicos do Flamengo desde o início de 2020. Como ela é uma empresa de capital aberto nos Estados Unidos, é obrigada a emitir relatórios financeiros ao governo daquele país.

O The Clutch acessou os relatórios financeiros emitidos pela Securities And Exchange Commission (SEC), que é a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) dos Estados Unidos, e verificou que a Simplicity teve um prejuízo acumulado de US$ 3,9 milhões, mais de R$ 19 milhões de reais na cotação atual, nos últimos noves meses que antecederam abril. Além disso, é possível ver que a empresa vem tendo prejuízo em todos os anos desde que abriu capital, em 2018, e acumula um déficit total de US$ 20 milhões (~R$ 102 milhões).

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Como consequência, as ações da empresa já desvalorizaram quase 90% desde junho de 2021, saindo de um valor de US$ 14 para os atuais US$ 1,66.

Após apresentar os resultados financeiros, os auditores da Simplicity afirmam no relatório que “há dúvidas substanciais em relação à nossa capacidade de continuar operando, como resultado de nossas perdas históricas recorrentes e fluxos de caixa negativos das operações, bem como nossa dependência de private equity e financiamentos”. Além disso, um outro trecho diz que “o caixa da empresa pode não ser suficiente para suportar as operações diárias”.

Para contornar a situação, o relatório aponta que a Simplicity “pretende captar recursos adicionais por meio de oferta pública ou privada”. Em seguida, o relatório aponta que “a empresa acredita na viabilidade da própria estratégia de geração de receita e na capacidade de angariar fundos adicionais”, mas que não há garantias de que isso será possível. Fora isso, a “capacidade da companhia de continuar operando depende da capacidade de implementar ainda mais o próprio plano de negócios e gerar receita suficiente, além da própria capacidade de levantar fundos adicionais por meio de uma oferta pública ou privada”.

O The Clutch perguntou à Simplicity se ela possui alguma previsão de equilibrar as finanças e começar a operar com lucros. Em contato com a reportagem, um dos donos da companhia, Jed Kaplan, esclareceu que as declarações dadas no relatório são “padrões para qualquer empresa pública que não tenha um fluxo de caixa positivo” e que espera que o Flamengo Esports, “tenha fluxo de caixa positivo até meados de 2023”. Kaplan ainda garantiu que a empresa alocou “fundos suficientes para administrar a franquia”.

O que mostram os números

Nos nove meses anteriores ao lançamento do relatório (maio de 2021 a fevereiro de 2022), o faturamento da Simplicity foi de US$ 2,6 milhões (~R$ 13,3 milhões). Deste montante, apenas US$ 1 milhão (~R$ 5,1 milhões) foi líquido, enquanto as despesas somaram US$ 4,9 milhões (~R$ 25 milhões), resultando no prejuízo de US$ 3,9 milhões mencionado anteriormente. Tais quantias são referentes a todos os investimentos da empresa no momento, que, além do Flamengo, compreende uma franquia de gaming centers operada pela subsidiária PLAYlive e um time de streamers.

Em relação aos esportes eletrônicos, o faturamento total foi de US$ 305 mil (~R$ 1,5 milhões) nos noves meses. Essa quantia é pouco mais que o dobro quando comparada com o mesmo período de um ano atrás, que foi de US$ 132 mil (~R$ 674 mil). Já o restante da arrecadação da empresa foi obtida através das lojas próprias da PLAYlive e dos royalties das franquias. São 17 gaming centers, todos nos Estados Unidos, sendo 12 franqueados e cinco próprios.

Relatório financeiro da Simplicity (Foto: Reprodução/SEC)

O Flamengo e a Simplicity

A Simplicity assumiu a gestão do Flamengo em janeiro de 2020, substituindo a Go4it. O acordo entre a empresa americana e o clube de futebol tem duração de três anos, com término para dezembro de 2022. Ao todo, o Flamengo receberá R$ 555 mil pela licença do nome, sendo R$ 170 mil no primeiro ano, R$ 185 mil no segundo ano e R$ 200 mil no último.

Para fechar o acordo, a Simplicity criou uma subsidiária no Brasil chamada Simplicity One Brasil, que se tratava de uma parceria entre a empresa norte-americana e a Team oNe, onde a Simplicity possuía 90% das ações e a organização brasileira 10%. Contudo, a união chegou ao fim em 22 de junho de 2020, segundo consta os documentos, com a Simplicity comprando os 10% que eram dos Golden Boys em uma transação de US$ 45 mil dólares (R$ 225 mil na cotação da época). O motivo foi o conflito de interesses que geraria no CBLOL, já que a Team oNe aplicou para ser uma das franquias na época.

Além disso, a Simplicity transferiu 2% das ações para Fred Tannure, ex-diretor-geral do Flamengo Esports desde que a empresa americana assumiu a gestão, e Laila de Braga Cavalcanti Loss, que se tornou sócia e representante da Simplicity no Brasil. O trâmite foi feito, pois a Riot exige que um dos sócios da franquia seja brasileiro.

Foto: Reprodução/Facebook

Renovação da parceria com o Flamengo

Em fevereiro deste ano, o ge noticiou que a Simplicity sondou interessados em adquirir a franquia no CBLOL, ao mesmo tempo que abriu conversa com o Flamengo em busca de uma renovação na parceria. Entre as organizações citadas na reportagem para uma possível compra estavam Vivo Keyd, Cruzeiro e Fluxo.

Reportagem com participação de Igor Dantas

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