O COI (Comitê Olímpico Internacional) confirmou a criação das Olimpíadas dos Esports. Mas como serão as disputas? Quais serão as modalidades? Com que frequência o evento acontecerá? Neste artigo, o The Clutch conta tudo o que se sabe sobre as Olimpíadas dos Esports em parceria com a ggbet.
Aprovação pelo COI
Em julho deste ano, o Comitê Olímpico Internacional aprovou a realização das Olimpíadas dos esportes eletrônicos. A decisão foi tomada por unanimidade, sem nenhum voto contrário ou abstenção.
Para Thomas Bach, presidente do COI, a criação deste novo evento representa uma nova era para o Comitê Olímpico.
“Estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de esports, representada na nossa Comissão de Esports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens”, pontuou Bach.
Data e local das disputas
Já se sabe que a sede das Olimpíadas dos Esportes será a Arábia Saudita pelos próximos 12 anos. Isso porque foi fechada uma parceria entre o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Olímpico da nação saudita.
A primeira edição dos Jogos Olímpicos dos esportes eletrônicos será realizada em 2025 e depois passará a acontecer de dois em dois anos. Outros detalhes como cidades-sede, datas e duração do evento ainda serão divulgados pelas entidades responsáveis.
Modalidades
Segundo o COI, a competição terá três tipos de modalidade: esportes físicos disputados em plataformas virtuais, simuladores de esportes e games de esports, desde que estejam alinhados aos “valores olímpicos”. Contudo, não houve indicação clara sobre os jogos específicos que serão disputados nos Jogos Olímpicos.
A preocupação do COI com a proteção dos seus valores olímpicos é um ponto que precisa ser destacado, já que isso foi motivo de membros deste comitê garantirem que a entrada de determinados games não será permitida por não estarem de acordo com esses valores.
Em junho de 2023, o head de esportes virtuais e games do COI, Vincent Pereira, fez uma declaração afirmando que jogos de tiro em primeira pessoa, como Counter-Strike e VALORANT, nunca entrarão nas Olimpíadas.
“Para nós, existe a clara limitação de que jogo de tiro em primeira pessoa nunca será integrado à nossa competição. Entendemos que a percepção pode ser diferente, mas não podemos ter esses jogos promovendo os valores olímpicos”, disse o representante do COI na ocasião.
Um fato curioso é que o Comitê Olímpico Internacional chegou a incluir Fortnite, um dos jogos de tiro mais populares do mundo, na sua primeira competição oficial de esportes eletrônicos, a Semana dos Esports Olímpicos. O torneio aconteceu em Singapura entre os dias 22 e 25 de junho de 2023.
Neste evento, o Fortnite não foi disputado em seu modo mais tradicional, que é o Battle Royale. Na verdade, os jogadores fizeram performances individuais de tiro a alvos dentro do jogo, sem enfrentar outros jogadores diretamente.
Quais jogos podemos esperar nas Olimpíadas dos Esports
De acordo com as declarações dos representantes do COI sobre as disputas dos Jogos Olímpicos dos esportes eletrônicos, o mais seguro de se esperar é uma predominância de jogos de simulação dos esportes tradicionais. Para fazer essa projeção, é possível usar de base as modalidades apresentadas na Semana dos Esports Olímpicos realizada em 2023.
Naquela ocasião, apareceram os jogos Tic Tac Bow (simulador de tiro com arco), WBSC eBASEBALL: POWER PROS (simulador de beisebol), Chess.com (xadrez), Zwift (simulador de ciclismo), Fortnite, Just Dance (jogo de dança), Gran Turismo (jogo de automobilismo), Virtual Regatta (simulador de vela), Virtual Taekwondo (simulador de Taekwondo) e Tennis Clash (simulador de tênis).