Nesta terça-feira (21), a Twitch, uma das principais plataformas de streaming de vídeo ao vivo, divulgou no blog do próprio site mudanças que irão impactar os criadores de conteúdo. A plataforma deixará de oferecer contratos 70/30, e o plano é ter quase todos streamers no 50/50.
De acordo com Dan Clancy, presidente da Twitch e responsável pelas operações de rotina do serviço, os contratos vigentes serão mantidos até o mês de junho de 2023 ou quando o lucro dos streamers bater US$ 100 mil (~R$ 516,42) em inscritos. A plataforma também aponta que seguirá negociando contratos personalizados, mas somente em casos raros.
+ Os 10 streamers brasileiros mais assistidos da Twitch
+ Após críticas, Twitch aumentará pagamento a streamers
“Após esse ponto (junho de 2023), os streamers só serão afetados uma vez que o contrato existente estiver prestes a ser renovado. Todos os streamers com estes termos já receberam tanto esta como outras informações via e-mail. Vamos nos certificar de informá-los de atualizações e prazos exatos, conforme nos aproximarmos do dia 1º de junho de 2023”, declarou o presidente da Twitch.
Sobre a nova distribuição 50/50, Dan Clancy afirmou que é uma forma do trabalho ser visto com uma parceria. Do lado do streamer, o foco é a criação de conteúdo, engajamento e fazer com que as comunidades cresçam. Do lado da plataforma, o objetivo é fazer investimentos contínuos nos produtos e nas pessoas, possibilitando o crescimento da Twitch.
A mudança também impactará diretamente nos limites de pagamento. O valor será cortado para US$ 50, fazendo com que o streamer consiga embolsar o dinheiro quase que imediatamente.
“Investimentos como esse estão compensando para streamers. Produtos como Inscrições Prime, Presentes de Comunidade, Hype Train e o Programa de Incentivo de Ads, para citar alguns, nos levaram a um aumento de 27% nas receitas dos streamers”, afirmou o presidente da Twitch sobre a receita dos criadores de conteúdo.
Ainda no comunicado, a empresa citou o aumento da cota efetiva nas Inscrições Prime e comentou sobre a disponibilidade do vídeo ao vivo de alta definição, baixa latência e sempre disponível para praticamente todos os cantos do mundo.
Por fim, no comunicado, o presidente da plataforma indicou que a Twitch tem uma oferta mais atrativa para os streamers e apontou que há mais para fazer.