Governo anuncia nova redução nos impostos sobre videogames

Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (16) o corte do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a importação de videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e a redução da alíquota das importações de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de videogame de 16% para 12%. A medida entra em vigor a partir do dia 1º de julho.

Vale ressaltar que esta é quarta redução do IPI promovida pelo atual governo. Em 2019, no início do mandato de Bolsonaro, as alíquotas eram de 50% para consoles e máquinas de jogos de vídeo, 40% para partes e acessórios dos consoles e das máquinas de videogame de e 20% para videogames com telas incorporadas.

No último decreto, em agosto de 2021, Bolsonaro já havia reduzido o IPI de consoles de 30% para 20%, dos acessórios de 22% para 12% e de videogames com telas incorporadas de 6% para 0%. Contudo, o decreto foi revogado em maio.

Até o momento, o Ministério da Economia não informou o quanto a mudança impactará na arrecadação, mas em 2021, o governo estimou que deixaria de arrecadar cerca de R$ 83 milhões com as desonerações feitas naquele ano.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.