Valin Arcade: comunidade promove workshops de games para jovens

Valin Arcade é projeto de mineiros para promover desenvolvimento em games
Foto: Valin Arcade é projeto de mineiros para promover desenvolvimento em games

Uma comunidade de inovação do interior de Minas Gerais está promovendo ações para transformar sua região em um polo de tecnologia, principalmente no mundo dos games. O grupo chamado Valin, nasceu no interior do Vale dos Inconfidentes e, encabeça o Valin Arcade, projeto onde crianças e adolescentes podem aprender os primeiros passos para desenvolver jogos.

De olho na diversificação econômica da região, que inclui cidades como Itabirito, Mariana e Ouro Preto, o Valin promove workshops, ações e palestras de desenvolvimento de games com crianças e adolescentes da região. Kelson Douglas, líder do projeto, aponta que o Vale dos Inconfidentes, atualmente, depende muito da indústria de mineração, mas outras frentes podem ser fortalecidas.

“Diversas pesquisas e levantamentos já indicaram que a inovação e a tecnologia são os melhores caminhos para que as cidades do Vale dos Inconfidentes possam diversificar sua economia. No entanto, os jovens dessas cidades não se sentiam tão interessados por esses temas da forma como normalmente era colocado para eles. O que buscamos foi mudar isso substituindo as capacitações em empreendedorismo e startups por projetos de games e cultura digital. Esse setor faz mais sentido, tanto no dia a dia dos jovens, quanto com a realidade deles,” destaca Kelson Douglas.

Solarpunk Valin Arcade
Solarpunk foi um dos jogos desenvolvidos pelos jovens no Valin Arcade

Durante as oficinas os participantes exploraram todas as etapas do desenvolvimento de um jogo digital, desde a concepção da ideia até o design gráfico e a programação. O projeto contou com a colaboração de especialistas em games e tecnologia, além de voluntários que auxiliaram no suporte técnico e criativo. Para manter todo esse projeto de forma sustentável, o Valin utiliza recursos, das prefeituras e das mineradoras da região, que precisam ser investidos em benefício das comunidades impactadas pela indústria e com foco na ampliação do leque de oportunidades de emprego e renda dos moradores.

“Nós entendemos que precisamos criar no imaginário dos jovens a possibilidade de trabalho para além da mineração nessas cidades, mas, para que isso saia da imaginação e setorne realidade, precisamos apontar caminhos, inclusive os transversais entre a produção de games, cultura e tecnologia. Hoje, já conseguimos resultados que mostram o impacto real das nossas ações na cidade”, completa Douglas. 

Em seu projeto mais recente, o Valin Arcade criou um site dedicado para os games desenvolvidos pelos jovens que a comunidade atende. A plataforma também funciona como um espaço para que outros interessados conheçam o trabalho realizado e se inspirem a participar de iniciativas semelhantes que continuarão acontecendo na região.

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *