LoL Ranqueada 2026: veja o que muda para a próxima temporada

lol ranqueadas 2026

Como de costume, a Riot Games implementará uma série de mudanças para a sua nova temporada das ranqueadas do League of Legends (LoL) de 2026. As alterações envolvem preenchimento automático, abandono de fila, definição de MMR, tempo de início das partidas e mais. Confira todas as novidades neste artigo.

Veja também:

Novo sistema no preenchimento automático

A Riot reconheceu que uma das maiores frustrações dos jogadores nas filas competitivas é o preenchimento automático, que é basicamente quando um jogador é designado para fazer uma função que ele não está acostumado. Para reduzir esta frustração, eles fizeram uma série de mudanças neste sistema para as ranqueadas do LoL em 2026.

Pareamento do preenchimento automático

Quando um jogador cair em preenchimento automático, o sistema de criação de partidas irá priorizar colocar outros jogadores que também estão em preenchimento automático no lado adversário, preferencialmente na mesma função. Caso não seja possível, a prioridade será igualar o número de jogadores nesta condição para os dois lados, independente da função. No último dos casos, quando um time tiver que ficar com mais jogadores em preenchimento automático, essa equipe terá jogadores com MMR mais alto, ou seja, que possuem consistência de boas performances nas filas ranqueadas.

Égide de Valentia

Égide de Valentia será introduzida nas ranqueadas do LoL em 2026 (Foto: Riot Games)

Ainda dentro da questão do preenchimento automático, a Riot irá introduzir mais um incentivo para jogadores encararem as partidas quando estiverem nesta situação. É a Égide de Valentia, uma recompensa que dará PdL (Pontos de Liga) em dobro ou proteção total de derrota caso o jogador que esteja em preenchimento automático obtenha uma pontuação de maestria C ou superior, que é o medidor de performance para cada partida.

Quando esta Égide estiver ativada, haverá um aviso logo quando o jogador entrar no saguão. Os jogadores que fazem as funções menos populares, como suporte e caçador, também receberão essa recompensa na mesma proporção de quem cai em preenchimento automático. Só que para este grupo, não haverá aviso de que a Égide esteja ativada.

Abandono de fila

Outro problema recorrente é a frequência com que alguns jogadores abandonam as filas ranqueadas. Isso normalmente acontece quando caem em preenchimento automático, quando escolhem um campeão que eles gostariam de jogar, entre outros pontos.

Este tipo de comportamento costuma gerar um maior tempo de espera para jogar uma partida. Pensando mais no primeiro motivo citado de abandono, a Riot resolveu impedir a redefinição do preenchimento automático caso o jogador abandone uma fila e tente começar outra, ou seja, terá que jogar fora da sua função mesmo na próxima partida que for criada.

Além disso, nos elos Mestre ou superior, o abandono de fila contará como derrota, e as demais punições seguem valendo: sem redefinição de preenchimento automático e terá o tempo de espera sem poder entrar em uma fila. Com isto, a Riot espera que as filas para encontrar partidas demorem bem menos tempo.

Proibição de banimento para campeões de aliados 

Não será mais possível banir campeões de aliados (Foto: Reprodução/Riot Games)

Para evitar mais uma camada de frustração, a Riot passará a proibir que um jogador realize o banimento de um campeão que algum aliado sinalizou que irá escolher. A Riot justifica a decisão afirmando que acredita “que poder jogar com o campeão que você quer é mais importante do que impedir que alguém jogue com o campeão que deseja, especialmente quando há um conflito direto com o que seu colega de equipe quer, e ainda sem garantia de que o campeão irá aparecer na equipe inimiga.”

Ademais, haverá redução de cerca de 30 segundos nas animações e temporizadores da Seleção de campeões. Esta mudança em específico entra no jogo no patch 26.1.

Indicador de progressão

Indicador será um aviso sobre o momento de escalada dos jogadores – Foto: Riot Games

Segundo a Riot, há um desalinhamento entre a nível de habilidade de alguns jogadores e o seu elo visível. Alguns jogadores podem estar num rank mais baixo, como o bronze e prata, mas possuem habilidade de um platina ou superior. Então a ideia é recalibrar a definição destes elos de forma que reflita o nível real dos jogadores, para que a experiência de todos os jogadores seja mais satisfatória.

Um dos casos que pode gerar este fenômeno é o de um jogador que acabou de começar sua escalada nas ranqueadas e se encontra num elo mais baixo, mas pertence a um mais alto. Para este caso, será adicionado um indicador de progressão que será exibido quando o rank do jogador estiver defasado em relação ao MMR atual. Isto servirá para que seus companheiros saibam que, mesmo que o elo visível possa ser mais baixo do que os demais, ele pertence ao nível de exigência deste tipo de partida.

Demais mudanças nas ranqueadas do LoL em 2026

  • Elo nas filas Flex ficarão mais próximos do elo no Solo/Duo. O inverso não acontecerá;
  • Voltará a ser possível jogar em dupla na fila Solo/Duo nos elos mais altos, inclusive no Desafiante.
Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *