Dicionário completo de LoL para iniciantes (2024)

Barão League of Legends
Foto: Reprodução/Riot Games

Começar a jogar League of Legends pode ser muito difícil para jogadores de primeira viagem, não só para entender o funcionamento do jogo, mas também para se adaptar aos termos específicos utilizados dentro do MOBA. Por isso, o The Clutch preparou um dicionário de LoL para iniciantes.

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A

  • AA: significa ‘auto atack’ ou ataque automático, que é basicamente o ataque básico dos campeões do jogo;
  • Ace: quando um dos times é completamente eliminado;
  • Acerto crítico: quando um ataque básico causa uma quantidade mais alta de dano do que o convencional. Geralmente está atrelado ao status “chance de acerto crítico”;
  • Acuâminas: são monstros da selva que são popularmente chamados pela comunidade de ‘galinhas’;
  • AD: é uma abreviação do inglês que significa ‘attack damage’, que é basicamente dano físico;
  • ADC: o termo diz respeito a função de atirador; é uma abreviação de ‘attack damage carry’, que no português é algo como ‘carregador de dano físico’;
  • AFK: é uma abreviação para a expressão em inglês ‘away from keyboard’, que significa que o jogador está longe dos teclados, ou seja, inativo dentro da partida;
  • Aggro: é quando o jogador ou mesmo monstros e minions passam a ser alvos de algum tipo de dano. Por exemplo: quando a torre começa a atacar um jogador, ele está pegando o aggro da torre;
  • AoE: significa ‘area of effect’, ou ‘área de efeito’ em português, que categoriza situações em que habilidades ou qualquer tipo de efeito atinge mais um de alvo em determinado espaço;
  • AP: significa ‘ability power’ em inglês, ou ‘poder de habilidade’ em português, que é basicamente o dano mágico;
  • ARAM:  é um modo de jogo do LoL, o ‘All Random All Mid’, ou ‘Todos Aleatórios, Todos no Mid’. Neste modo, os jogadores jogam com campeões aleatórios no mapa Howling Abyss, que só possui uma rota;
  • AS: é o status ‘attack speed’, que significa velocidade de ataque em português;
  • Arauto: um dos monstros de Summoners’ Rift que fica próximo da rota do topo. Quando algum dos time o elimina, ele pode ser invocado para causar dano significativo a torres, inibidores ou até mesmo no Nexus;
  • Armor: significa armadura, um dos status relacionados a resistência do LoL;
  • Aronguejo ou Aronga: é uma das criaturas da selva que fica no rio que conecta as rotas. Ao ser eliminado, ele concede visão temporária no espaço em que costuma ocupar;
  • Atordoar: é um dos tipos de controle de grupo presentes no jogo. Este especificamente deixa o alvo parado sem a possibilidade de usar qualquer habilidade ou desferir ataques básicos;
  • Aura: são atributos que podem ser compartilhados entre o jogador e seus aliados;
  • Azuporã: um dos principais monstros da selva. Depois de ser eliminado, concede um efeito passivo de recuperação de mana temporariamente; 

B

  • Dar B: é ato de voltar para a base. A expressão é dita dessa forma porque o botão no teclado para realizar essa ação é o B.
  • Backdoor: situação em que um ou mais jogadores atacam a base inimiga de maneira surpreendente enquanto os adversários estão focados em avançar no mapa;
  • Backline: em tradução direta é a ‘linha de trás’, que seria onde os adversários estão mais recuados nas lutas;
  • Bait ou Baitar: essa expressão no LoL significa exatamente o que diz sua tradução direta, que é ‘isca’. No contexto do jogo, pode ser um jogador que faz parecer que está sozinho, mas tem a cobertura da equipe fora visão do adversário, entre outras situações.
  • Ban: significa banir. Essa expressão é mais utilizada na fase de escolhas de campeões, em que se pode banir campeões;
  • Barão: é um dos monstros épicos mais importantes do jogo. Ele aparece depois dos 20 minutos e quando eliminado, concede fortalecimento de status para os jogadores e também para os minions aliados;
  • Blind ou Blindar: se refere a uma situação da seleção de campeões. Neste caso, é quando o jogador precisa escolher seu personagem sem saber o que o adversário irá pegar;
  • Blue: é a forma como a comunidade popularmente chama o Azuporã, criatura da selva que concede o bônus de regeneração de mana;
  • Bot: é a rota inferior, onde normalmente fica o atirador e o suporte. Também pode ser um personagem controlado por inteligência artificial;
  • Buff: forma generalista para se referir a atributos que personagens podem melhorar durante o jogo, como dano, velocidade de movimento, etc; também serve para caracterizar campeões, itens ou sistemas de jogo que receberam melhoras;
  • Build: é o conjunto de itens comprados pelo jogador ao longo da partida;
  • Burst: normalmente se refere a uma grande quantidade de dano aplicado de uma só vez;
  • Bush: são os arbustos presentes em Summoner’s Rift.

C

  • Campeão ou Campeões: são os personagens jogáveis do LoL;
  • Caçador: é uma das funções dentro do jogo; o caçador consegue seus recursos na selva e normalmente ajuda os aliados nas rotas;
  • Caitar: termo aportuguesado que vem de ‘kiting’, que é o ato de atacar inimigos ao mesmo tempo em que se movimenta para longe deles. Normalmente é uma ação feita por atiradores;
  • CC: é a abreviação de ‘crowd control’, que significa ‘controle de grupo’ em português; configura qualquer efeito no jogo que restringe a ação dos campeões;
  • CD: é a abreviação de ‘cooldown’, que é o tempo de recarga de habilidades, itens, nascimento de monstros, etc;
  •  Cleanse: corresponde ao feitiço de invocador ‘purificar’, que retira efeitos de controle de grupo quando ativado;
  • Chase: situação de jogo em que se está perseguindo o adversário;
  • Client: espaço do LoL em que se acessa todas as opções fora das partidas, como os lobbies, inventários, lista de amigos, histórico de partidas, etc;
  • Comp: é a abreviação de ‘composição’, que é o conjunto de campeões que compõe um time no LoL;
  • Counter/Counterar: significa atacar a fraqueza do adversário de alguma forma. Pode ser por meio de um campeão que se dá melhor contra outro ou até mesmo para situações de jogo;

D

  • Diff: termo que jogadores usam para dizer que houve uma diferença de performance entre jogadores. Por exemplo, falar ‘mid diff’ quer dizer que um dos mid laners foi muito melhor que o outro;
  • Debuff: efeito que aplica status negativos aos personagens;
  • Disengage: situação em que se consegue parar a iniciação do adversário ou fugir;
  • Dive ou divar: quando se ataca o adversário debaixo da torre dele;
  • DPS: é a abreviação de ‘damage per second’, ou ‘dano por segundo’ em português;
  • Draft: é o momento de escolha e banimento de campeões que acontece antes das partidas;
  • Drag: é a abreviação de ‘dragão’, as criaturas que são objetivos importantes no jogo;
  • Duo: se refere a uma dupla de jogadores que estão jogando juntos;

  • Early game: é a parte inicial das partidas, normalmente compreende os primeiros 15-20 minutos;
  • Engage: termo utilizado para o começo de uma luta;
  • Elo: é o rank que os jogadores possuem nas ranqueadas do jogo;
  • Empurrar a rota: eliminar os minions inimigos rapidamente para forçar o avanço das suas próprias tropas;
  • Enraizar: efeito de controle de grupo que prende inimigos, mas que ainda os permite atacar e usar algumas habilidades;
  • Exaust: é o feitiço de invocador ‘exaustão’, que reduz a velocidade de movimento e dano dos inimigos temporariamente;
  • EXP: abreviação de experiência, atributo que permite subir de nível dentro do jogo;

F

  • Face check: é a situação de jogo em que o jogador avança em determinado espaço sem ter visão;
  • Farm ou farmar: é o ato de obter recursos por meio da eliminação de minions ou de criaturas;
  • Feedado: quando um jogador está muito forte, geralmente porque pegou muitas eliminações e recursos;
  • Feedar: quando um jogador morre muito e, por consequência, acaba fortalecendo o time inimigo;
  • Feitiço de invocador: ferramentas que o jogador seleciona antes do começo das partidas, como o Flash e Incendiar;
  • FF ou dar FF: vem do termo ‘forfeit’, que no LoL significa desistir de um jogo, se render;
  • First blood: é a primeira eliminação de uma partida;
  • Flash: um dos feitiços de invocador que concede ao jogador um pequeno avanço e pode atravessar terrenos;
  • Flex: pode significar o modo de jogo, que é um tipo de ranqueada que permite fechar um time completo em um lobby, ou pode se referir a personagens que podem fazer mais de uma função dentro do jogo;
  • FPS: do inglês ‘frames per second’, ou ‘quadros por segundo’ em português, que se refere à performance do jogo no computador;
  • Freezar: significa congelar; normalmente se refere a parar a onda de minions em determinado espaço;
  • Frontline: é a linha de frente, normalmente composta por campeões mais resistentes;

G

  • GA: abreviação do item Anjo Guardião;
  • Gank: quando um jogador ou time ajuda a abater campeões em uma rota;
  • GG: abreviação de ‘good game’, ou ‘bom jogo’ em português; normalmente dito ao final dos jogos. Também pode ser utilizado em referência ao próprio final do jogo, como ‘vamos dar GG’.
  • GJ: abreviação de ‘good job’, ou ‘bom trabalho’ em português;
  • GLHF: abreviação de ‘good luck, have fun’, ou ‘boa sorte, se divirta’ em português;
  • GPM: abreviação de ‘gold per minute’, ou ‘ouro por minuto’ em português;
  • GGWP: abreviação de ‘good game, well played’, ou ‘bom jogo, bem jogado’ em português;
  • Gold: ouro, recurso que o jogador utiliza para comprar itens na loja;
  • Golems: termo que a comunidade popularmente chama os Krugues, que são monstros da selva;
  • Grompe: monstro da selva, popularmente chamado de ‘Sapo’;

H

  • Harass: dar dano suficiente que força o inimigo a se afastar ou voltar para a base;
  • Heal: é o feitiço de invocador ‘Curar’. O termo também pode ser utilizado para se referir a qualquer forma de cura no jogo;
  • Hook ou Hookar: termo utilizado para as situações em que um campeão, como Blitzcrank ou Nautilus, pode puxar outro campeão;
  • IK: abreviação de ‘instakill’, ou ‘matar instantaneamente’ em português;
  • Ignite/Incendiar: é o feitiço de invocador que queima um alvo temporariamente, causando dano constante;
  • Inibidor: é uma estrutura que fica dentro das bases. Quando destruída, a sua respectiva rota sofrerá com uma onda de super minions, e o Nexus fica aberto para ser destruído;
  • Invadir: é o ato de entrar na selva inimiga para roubar recursos ou atacar inimigos;
  • Izi: é uma gíria criada pela comunidade equivalente a ‘easy’, ou ‘fácil’ em português. Normalmente utilizada como provocação.

J

  • Jungle ou Jg: pode se referir à selva do jogo ou à função de caçador;
  • Jungler: se refere à função de caçador;

  • Kite ou kitting: é o ato de atacar inimigos ao mesmo tempo em que se movimenta para longe deles. Normalmente é uma ação feita por atiradores;
  • KDA: significa ‘Kills/Deaths/Assists’, ou ‘Abates/Mortes/Assistências’ em português;
  • Knockup: tipo de controle de grupo que arremessa adversários para o ar;
  • KS: abreviação de ‘kill steal’ que é o ato de roubar uma eliminação de um aliado; 

L

  • Lag: diz respeito à latência alta, que faz com que os comandos do jogador dentro do jogo demorem a ser respondidos;
  • Lane: é a rota dentro do jogo;
  • Last hit: é o último ataque que elimina um minion, campeão ou monstro;
  • Late game: é a parte final de uma partida;
  • Leash: ato de ajudar o aliado a fazer um objetivo. O termo é mais utilizado para se referir a primeira ajuda ao caçador no início do jogo;
  • Letalidade: atributo que diminui a eficiência de armadura dentro do jogo;
  • Lobos: um dos monstros da selva;
  • Lobby: sala em que jogadores se juntam antes de entrar em uma partida;

M

  • Macro: termo que refere à parte tática/estratégica do jogo, como tomadas de decisões, conquista de objetivos, etc;
  • Melee: ataque corpo a corpo;
  • Meta: forma de jogar ou utilização de campeões que estão mais fortes no momento;
  • Meio: pode se referir tanto à função de meio ou da própria rota do meio;
  • MIA: abreviação de ‘Missing In Action’, ou ‘desaparecido em ação’ em português. Termo utilizado para o ato de avisar que um jogador está desaparecido;
  • Micro: ações e decisões mecânicas individuais do jogador;
  • Mid: a rota do meio;
  • Minions: são pequenas tropas que avançam pelas rotas constantemente ao longo do jogo. Eliminá-los concede ouro e experiência, e também são utilizados para destruir estruturas inimigas;
  • Mutar: silenciar jogadores no chat do jogo;
  • MB: abreviação de ‘my bad’, termo utilizado para assumir a culpa em determinada situação dentro de jogo; 
  • MVP: abreviação de ‘most valuable player’, ou ‘jogador mais valioso’ em português. Termo utilizado quando o jogador foi o mais impactante da partida;

N

  • Nerf: termo que se refere a enfraquecimentos aplicados a campeões, itens ou sistemas do jogo;
  • Nexus: é o cristal que fica na base de cada time. Quando um deles é destruído, o jogo acaba;
  • Noob: termo que refere a novatos no jogo, mas que também é utilizado como provocação;

O

  • Off tank: campeões ou builds que possuem status híbridos com dano e resistências;
  • OP: abreviação de ‘overpowered’ ou algo como ‘superpoderoso’ em português;

P

  • Passiva: é uma habilidade que não está no kit convencional do campeão, geralmente funciona sozinha ou em situações específicas;
  • PDL: abreviação de ‘pontos de liga’, que são os pontos para subir nas ranqueadas;
  • Peel: ajudar/proteger aliados com curas, escudos ou mesmo com qualquer tipo de defesa que o jogador puder conceder;
  • Pick off: pegar o adversário desprevenido quando ele está sozinho;
  • Pickar: ato de escolher um campeão na etapa de seleção;
  • Pingar: ato de utilizar pings dentro do jogo;
  • Pink: nome popular da sentinela de controle, que concede visão permanente enquanto não for destruída;
  • Poke/pokear: quando se utiliza habilidades de longe que causam dano, assim tirando vida aos poucos do adversário;
  • Potar: ato de utilizar as poções de cura do jogo;
  • Power spike: significa ‘pico de poder’, termo utilizado quando um campeão atinge o seu maior potencial;
  • Push: se refere ao ato de empurrar a rota de minions ao eliminar os do adversário;

Q

  • Queue: fila para encontrar uma partida no jogo;

R

  • Rage: quando um jogador que se irrita dentro do joga e desfere ofensas para aliados ou para o time inimigo;
  • Rage quit: quando um jogador se irrita ao ponto de se desconectar no meio da partida;
  • Range: se refere ao alcance de habilidades, ataques ou qualquer outra coisa;
  • Red: forma popular que os jogadores chamam o Rubrivira, um dos principais monstros da selva;
  • Resetar: pode se referir ao ato de voltar para a base ou à situação em que uma criatura deixa de atacar um alvo e volta ao seu lugar original;
  • Roaming: ato de se movimentar para outras rotas;
  • Rota: são os espaços em que estão as torres, em que percorrem os minions e que levam às bases;
  • Rubrivira: é a criatura da selva popularmente chamada de Red;

S

  • Safe: significa ‘seguro’. No jogo, se usa o termo ‘ficar/jogar safe’, que quer dizer jogar com cuidado;
  • Sentinela: item no jogo que pode ser colocado no mapa para conceder visão;
  • Selva: espaço que fica entre as rotas e que contém monstros que dão recursos para os caçadores;
  • Silence/Silenciar: tipo de controle de grupo que impede jogadores de utilizarem habilidades;
  • Skill: são as habilidades do jogo;
  • Skillshot: habilidades que precisam ser miradas;
  • Slow: lentidão, que pode ser causada como debuff por habilidades ou outras fontes;
  • Smite: feitiço de invocador Golpear, mais utilizado pelos caçadores para finalizar monstros;
  • Smurf: jogadores veteranos que utilizam contas iniciantes ou contas secundárias de nível inferior;
  • Snowball: é o efeito bola de neve. Dentro do jogo, normalmente o termo é utilizado para falar de situações em que um time gradativamente supera o outro até que essa vantagem se torne muito grande;
  • Solar: abater um inimigo sem ajuda de nenhum aliado;
  • SoloQ: forma de se referir à ranqueada solo/duo;
  • Splitar/split push: empurrar ondas de minions nas rotas e derrubar torres, normalmente enquanto o time está em outro lugar do mapa;
  • Suporte: função do jogo que joga na rota inferior com o atirador. Normalmente assume papel de ajudar seus aliados, seja com escudos ou curas, com controle de grupo ou mesmo com dano;
  • Sustentação/Sustain: se manter com a vida alta ou ter ferramentas para recuperar vida;
  • Stackar: acumular efeitos, ouro, habilidades, minions, etc;
  • Startar: começar alguma coisa, uma luta, um objetivo, etc;
  • Stun/Stunar: tipo de controle de grupo que prende o adversário e o impede de se mover ou usar habilidades;
  • Summoner’s Spells/SS: são os feitiços de invocador. SS é um termo que jogadores utilizam para indicar que adversários perderam seus feitiços;
  • Sup: abreviação de suporte, a função do jogo;

T

  • T1, T2 e T3: abreviação para indicar as torres presentes em cada rota. T1 para a primeira torre, T2 para a segunda e T3 para a terceira;
  • Tank/Tanque: são os campeões ou builds mais resistentes;
  • Taunt: efeito de controle de grupo ‘provocar’, que faz com que jogadores sejam atraídos em direção ao causador do efeito;
  • Team fight: lutas em grupo que acontecem nas partidas;
  • Tempo de recarga: tempo que as habilidades demoram para voltar a ficar disponíveis;
  • Top/topo: pode ser a rota do topo ou a função de topo;
  • Trimoita: moita que fica dos dois lados do rio;
  • TF: abreviação de ‘team fight’, as lutas em grupo;
  • TP: abreviação do feitiço de invocador ‘teleporte’;
  • Troll: jogador que atrapalha a partida de forma intencional;
  • Tropas: são os minions, que avançam pelas rotas constantemente ao longo do jogo. Eliminá-los concede ouro e experiência, e também são utilizados para destruir estruturas inimigas;

U

  • Ultimate/Ult: a habilidade que corresponde a letra ‘R’ no teclado e que normalmente é a mais poderosa do campeão;
  • URF: é um dos modos de jogo em que os tempos de recarga de habilidades são bastante reduzidos;

W

  • Ward/wardar: é a sentinela ou o ato de colocar sentinelas no mapa;
  • Wave: é a onda de minions;
  • WP: abreviação de ‘well played’, que significa ‘bem jogado’ em português;

X

  • XP: abreviação de ‘experiência’, atributo do jogo que permite subir de nível;

Z

  • Zonear: controlar um determinado espaço impedindo que os inimigos se aproximem.
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