Nesta última segunda-feira, 2, a Riot Games coreana anunciou as 10 equipes que vão compor a LCK de 2021 no formato de franquias. O torneio sul-coreano, até este ano, não era nos moldes da LEC, LPL e LCS, ou seja, com equipes fixas e sem série B.
Como as franquias deram bastante certo em outras regiões, a Riot Games pretende implementar o formato para outros países, incluindo o Brasil, que também em 2021 será no molde franquias, já com as 10 equipes anunciadas.
O time coreano da DAMWON Gaming levou o título mundial de 2020 na China e é uma das equipes a formar o torneio nacional. Outros times tradicionais também não ficaram de fora. Segue a lista completa das 10 organizações que farão parte do campeonato ano que vem:
- Afreeca Freecs
- DAMWON Gaming
- DRX
- Gen.G
- Hanwha Life Esports
- HyFresh Blade
- KT Rolster
- Sandbox Gaming
- SK T1
- Team Dynamics
Entre todas elas, a única de cara nova é a HyFresh Blade, que veio da Korea Challenger Series, a série B da LCK. Último lugar do Spring Split da LCK, a SeolHaeOne Prince não foi aceita para entrar no novo formato.

Para entrar nesse novo formato de liga, os times tiveram que investir uma bagatela de 10 bilhões de wones sul-coreanos, cerca de 51 milhões de reais. Entretanto, HyFresh Blade teve que investir aproximadamente 12 bilhões de wones (aproximadamente 61 milhões de reais), por ser um time completamente novato no torneio de elite.
Dependendo de como a região se sair neste novo formato, o objetivo da Riot Games é aumentar o número de times, abrindo mais 2 vagas para clubes que se interessem por League of Legends.