LoL: Riot Games anuncia melhorias no client do jogo

Os comentários mais comuns da comunidade nas redes sociais de League of Legends são de reclamações do client do jogo. E a Riot Games trouxe informações atualizadas das modificações recentes do tal client. 

Os bugs são constantes e acabam por prejudicar diversos jogadores, desde as ranqueadas, até jogos casuais. Não importa se a Riot Games está trazendo novos eventos, novos modos de jogo ou campeões modificados e novos, o client é a base de tudo para que o jogo continue sendo um sucesso. 

O que é client?

O client nada mais é do que o painel de inicialização de League of Legends, não apenas de login, mas de início de tudo mesmo, como a loja, aba de espólios, coleção, runas, fila de espera, escolha de emotes, lista de amigos, entre outros detalhes. 

Antes de iniciar uma partida tudo depende do bom funcionamento do client. Então, por exemplo, se houve algum erro na sua fila de espera e por conta disso você foi punido, o problema é do client. Se alguns bugs na compra ou para abrir um item nos espólios te fazem perder itens, o problema está no client. Se você perde pdls sem nenhum motivo ou por causa de um bug que não computa seus pontos, o problema também está no client.

Então as reclamações e cobranças da comunidade para a Riot consertar esses problemas são bem verídicos e muito procedentes. Do que adianta ter a skin lendária mais linda de seu campeão favorito se na hora de jogar há tantos erros acontecendo nos bastidores? É bem frustrante, no mínimo, e afasta muitos jogadores que podiam estar mais presentes. 

Créditos: Riot Games

A saída da Riot Games

As mudanças e melhorias no client são bastante comuns e frequentes nos últimos anos, pois se tornou um dos objetivos maiores da Riot Games. Desenvolvimento de jogo não é algo estático, na verdade é bem o oposto, e quem conhece um pouco da história da criação de League of Legends sabe que muita coisa mudou de 2009 até aqui.

São mudanças desde atualização visual de logomarca, mapas e campeões, até melhorias no client para que os usuários tenham mais facilidade para entender o game, jogar e montar sua estratégia. O client sofreu uma mudança radical de 2019 para cá, mudando formato de login, página inicial e abas no painel. 

Mas, conforme se modifica um client, uma plataforma inteira, algumas coisas saem do lugar, principalmente os códigos. Novamente, desenvolvimento de jogos não é algo estático e sempre tem algo para consertar e melhorar. Acontece que as reclamações da comunidade se tornaram prioridade pois começou a respingar nos resultados dos jogadores, no ânimo e criar aquele sentimento de raiva e frustração. 

Em 2020 a Riot Games então criou um método para manter uma comunicação com a comunidade: a cada 2 meses a equipe de desenvolvimento traz um relatório das mudanças internas e como isso está afetando o jogo. Na última sexta-feira (26), a equipe responsável pelos relatórios trouxe novas informações na área de Dev do site de League of Legends. 

Principais melhorias

A ideia central da Riot Games é limpar os códigos do client, principalmente advindos de plugins e outros aplicativos. De acordo com a equipe de desenvolvimento da Riot, “plugins são ferramentas que nos permitem quebrar o código do cliente em blocos úteis.” 

Ainda que os plugins sejam muito úteis para fazer um código funcionar com mais facilidade para o usuário, ele torna os códigos mais truncados, sem muitas possibilidades de mudanças, pois se mudar uma vírgula, pode afetar todo o plugin e a funcionalidade da ferramenta. Menos plugins, melhor será mexer no código. 

Em fevereiro de 2020 o client da Riot tinha ao todo 104 plugins. Agora no mês junho o número caiu para 70 plugins. Os aplicativos Ember, que funcionam para melhorar a interface para o usuário, também foram afetados. De 181 aplicativos em fevereiro, agora são 151. 

O objetivo da equipe de desenvolvedores é fazer o código ser mais simples, para que manutenções futuras também sejam mais claras e fáceis de consertar. Essas mudanças fizeram com que o cliente inicie com mais rapidez. A melhoria ainda é discreta segundo o gráfico abaixo, mas já é uma métrica para ser notada no futuro na ideia de aumentar essa velocidade de inicialização. 

Architecture-Stats-por-BR.jpg
Fonte: Riot Games

Além da limpeza de códigos com a remoção de plugins, a equipe de desenvolvimento acredita que será melhor para solucionar bugs, problemas de memória e travamentos. 

Consertos recentes de bugs

A lista que a Riot publicou é desde o início do ano, não exatamente dos últimos 2 meses. Aqui no texto vamos separar o que consideramos mais relevantes, mas fica a dica para a leitura completa de todas as manutenções recentes e soluções de bugs. 

Essas soluções vieram em diversos patches recentes, então vamos manter o que a Riot seguiu de regra e colocou em qual patch esse bug foi analisada e consertado. 

  • 10.1 – [MAC] Corrigimos um problema que fazia com que o cliente fechasse ao recuperar a conexão à internet após ter ficado desconectado por mais de um minuto.
  • 10.3 – Abrir links com o botão do meio do mouse deixa de causar erros no cliente.
  • 10.3 – O filtro “Marcos alcançados” na Coleção agora funciona corretamente.
  • 10.4 – A pesquisa por Campeões na Coleção deixa de diferenciar letras maiúsculas e minúsculas.
  • 10.4 – A organização de Campeões por ordem alfabética na Coleção agora é mais precisa.
  • 10.4 – O cliente deixa de exibir uma tela preta depois que o jogador clica em “Jogar novamente” e entra em uma partida enquanto visualiza suas ofertas personalizadas.
  • 10.8 – Sair da aba de Emotes sem salvar as alterações agora exibe a notificação de salvamento.
  • 10.8 – O jogador não é mais levado à página de Perfil ao sair da tela de fim de partida.
  • 10.10 – Corrigimos um erro que não permitia que os jogadores editassem as páginas de runa.
  • 10.11 – Corrigimos um erro que, às vezes, não permitia que os jogadores entrassem no modo Espectador.
  • 10.12 – Corrigimos alguns problemas que comprometiam a funcionalidade da página de runas durante a Seleção de Campeões.

Vamos esperar mais 2 meses para saber quais outras mudanças serão mais notadas pelo relatório da Riot. Certamente ainda há muita coisa a ser feita, e as cobranças devem continuar para que melhorias sejam implementadas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias