A primeira parte da limpeza do cliente de League of Legends de 2021 começou a todo vapor na Riot Games e ela trouxe todos os detalhes em uma matéria no site oficial do jogo. O mutirão para consertar os erros e trazer melhorias para o cliente começou ainda em 2019 e tem muito ainda o que ser feito.
O cliente (também popularmente conhecido como client) do LoL é, ainda, o maior problema do jogo. A reclamação da comunidade é constante, e mesmo com alguns ajustes, ele não está nada funcional. O último relatório aconteceu em novembro de 2020.
Bora falar sobre o Cliente do LoL!
Nosso foco para o 1º trimestre de 2021 é melhorar o painel social e continuar nosso trabalho na estabilidade geral do cliente, como redução nos encerramentos, falhas de memória e da lista de amigos.
👉Saiba mais: https://t.co/defz02U3hU pic.twitter.com/ihdyRKA7IB
— League of Legends Brasil (@LoLegendsBR) February 5, 2021
As discrepâncias na fila, problemas para encontrar partida, manter suas posições nas lanes nas escolhas de partida, encerramentos do client do nada, entre outros detalhes, como erros na edição das runas ou arsenais, são problemas de cliente.
É tanta coisa que é necessário mexer que, não à toa, o trabalho começou lá no fim de 2019 e passou por 2020 com diversas mudanças. No entanto, ainda longe do ideal. A 6ª parte da limpeza e manutenção finalmente sairá neste primeiro trimestre de 2021 e promete mudanças.
Principais vitórias de 2020
A Riot lembrou todas as tarefas e melhorias que trouxe em 2020, mas lembrou novamente que não resolveu todos os problemas e que ainda é necessário muito trabalho pela frente. Mas são pequenas vitórias que preencheu pequenos gargalos que afetavam a jogabilidade e paciência de todos os usuários.
Vamos falar aqui das principais melhorias, mas é válido ler com calma toda a matéria dos próprios devs da Riot Games.
- O tempo de iniciação do cliente foi reduzido a 16 segundos para 90% das pessoas que jogam no mundo todo (a média era de 29,5 segundos no início de 2020);
- 175 bugs corrigidos em 2020, de pequenos problemas a dores de cabeça de longa data (entre eles as novas amizades desaparecendo do painel social);
- Melhoria na responsividade da aba Coleções e de todos os seus subgrupos;
- Redução do tempo de carregamento da aba Runas em 40%, e também tornando a interface das Runas mais leve e confiável;
- Correção de 30 falhas de memória no cliente (aqui vale a observação de que a Riot encontrou o problema apenas no fim de 2020 e conseguiu consertar bastante erro pequeno antes das festas de fim de ano).
Todas essas mudanças não vieram do acaso. A Riot Games fez uma pesquisa com o público para saber o que mais incomodava e atrapalhava os resultados dos jogadores. Segundo os Devs, foi uma tarefa importante para saber onde priorizar.
“As melhorias acima representam progresso nas áreas que mais incomodavam vocês, mas, no fim, isso só é relevante se todas as pessoas sentirem que nossos esforços estão no caminho certo.”
Para o 1º trimestre de 2021
Até então algumas áreas foram escolhidas como foco de mudanças nesse primeiro momento, mas os esforços devem ir mudando a cada 3 meses conforme as resoluções forem sendo confirmadas.
Os problemas ainda estão acumulados, é bastante coisa para mexer, mas essas áreas foram as escolhidas.
Painel social
Em 2020 a Riot percebeu diversos problemas no painel social do client. Lembrando que os amigos em comum que estão jogando LoR ou VALORANT também aparecem para você, então são muitas informações novas que surgiram.
Apenas no fim do ano passado que os rioters conseguiram mexer minimamente neste painel, corrigindo um problema que impedia os cartões flutuantes de exibir o tipo de partida e os Campeões das pessoas na lista de amigos. Ao corrigir este problema, viram muitos outros.
Ao todo em 2021 é pensar em 9 correções nestes 3 meses. Entre os mais significativos estão:
- O painel social não se conecta;
- A lista de amigos não carrega, exibe status incorretamente, não exibe os amigos;
- O chat trava ao enviar muitas mensagens seguidas em um curto período;
- Clicar em “Exibir linha das datas” na caixa de chat faz com que as caixas de texto se sobreponham.
Estabilidade do cliente
Talvez essa seja a área mais importante que a Riot vai mexer, pois é nesse ponto que influencia nos resultados, humor e paciência dos usuários. Erros de programação, bugs estranhos e travamentos podem resultar em perda de pdls e mexem na própria experiência do jogo.
Por isso, os rioters decidiram focar aqui nos “encerramentos do cliente e erros no Javascript, responsável por muitas coisas, inclusive… encerramentos do cliente.”
Imagina estar mexendo nas abas do client, como skins, espólios, runas etc e, de repente, o cliente fecha na sua cara? Então, isso são fechamentos inesperados e é um problema de linguagem de código ou mesmo memória.
Dessa forma o objetivo é focar em 4 pontos:
- Redução de encerramentos: segundo a própria Riot, na Atualização 10.25 foram cerca de 2,2 milhões de encerramentos do cliente em 16 regiões do mundo;
- Redução de erros de Javascript: Também no Patch 10.25, mais de 36 milhões de erros de Javascript foram encontrados nas 16 regiões do mundo;
- Continuar resolvendo falhas de memória: A Riot já resolveu problemas de memória, mas ainda não está no ponto ideal, então o trabalho vai continuar;
- Continuidade no trabalho de arquitetura para “enxugar” base de códigos: Precisam encontrar uma série de pré-requisitos de programação para começar essa fase, mas já trarão melhorias ao desempenho do cliente, sendo o próximo passo o aprimoramento do Chromium.
É importante lembrar também que essas manutenções são feitas enquanto outros devs e profissionais trabalham em outras áreas e mudam o jogo o tempo inteiro, como os nerfs, buffs de itens e campeões. Créditos: Riot Games
Como solucionar?
Para resolver essas questões todas a Riot precisará atualizar a versão do Chromium, uma plataforma open source que atua no núcleo da arquitetura do cliente do LoL, como um grande navegador principal.
A última vez que a Riot atualizou essa plataforma foi no fim de 2019, então está mais do que na hora de ajeitar o sistema. O desafio da Riot é aplicar corretamente o Chromium, para que se possa aproveitar 100% de seu potencial.
Ainda não sabemos se 3 meses serão o bastante para ver resultados eficientes na estabilidade do cliente, mas a Riot tem sido transparente o bastante e trazendo um relatório geral a cada mudança.
O terror do client continua, e será como ver uma novela direta do inferno. Estejam preparados neste 2021.