Quando um jogador casual está tentando subir nas filas ranqueadas de League of Legends, é natural que ele busque se equipar com as melhores opções disponíveis de cada campeão para sair com a vitória. Neste guia, o The Clutch mostra qual é a melhor build e quais são as melhores runas para se dar bem com a Ashe, uma das atiradoras mais antigas do jogo.
Além disso, haverá dicas de como jogar com a campeã e como priorizar a evolução das habilidades. Vale lembrar que as informações contidas aqui se baseiam no patch 12.18.
+LoL: melhores builds e runas para Jinx
+LoL: melhores builds e runas para Viktor
Habilidades
Tiro Congelado (Passiva): Os ataques de Ashe reduzem a velocidade do alvo e fazem com que ela dê mais dano a ele. Os acertos críticos da campeã não causam dano adicional, mas reduzem ainda mais a velocidade do inimigo.
Concentração (Q): Ashe acumula foco ao atacar. Quando o foco chega ao máximo, ela pode conjurar Concentração para consumir todos os acúmulos de foco, aumentando temporariamente sua velocidade de ataque e transformando seu ataque básico em uma poderosa rajada de ataques pela duração do efeito.
Rajada (W): Ashe dispara flechas em cone, causando dano aumentado. Também aplica a passiva Tiro Congelado.
Olhar do Falcão (E): Ashe envia seu espírito de falcão em uma missão de exploração em qualquer ponto do mapa. O caminho percorrido concede visão no mapa.
Flecha de Cristal Encantada (R): Ashe dispara um projétil de gelo em linha reta. Se a flecha colidir com um campeão inimigo, causa dano e o atordoa. A duração do atordoamento depende da distância percorrida pela flecha. Além disso, as unidades inimigas próximas sofrem dano e lentidão.
Ordem de desbloqueio de habilidades

A primeira habilidade a se desbloquear, e que deve ser o primeiro foco, é o W (Rajada). Ela é uma excelente ferramenta para impor pressão no começo do jogo, já que aplica lentidão e dá espaço para acertar alguns ataques básicos. Além disso, a habilidade ativa o Tiro Congelado.
Em seguida, a melhor escolha é o Q (Concentração), pois vai aumentar o potencial de trocas de dano da Ashe na fase de rotas. Por fim, sobra o E (Olhar do Falcão), que será sempre uma ótima ferramenta para localizar os seus adversários e, principalmente, o caçador inimigo.
Runas

Ashe é uma atiradora que se beneficia do dano contínuo dos seus ataques básicos. Por isso, a melhor escolha de runa principal é Ritmo Fatal. Ela vai potencializar ainda mais a função da Ashe, concedendo mais alcance e velocidade de ataque nos golpes básicos.
Ainda na página de Precisão, as melhores escolhas são:
- Presença de Espírito: causar dano a um campeão inimigo aumenta a regeneração de mana base por quatro segundos. Eliminações restauram 15% da sua mana máxima;
- Lenda – Espontaneidade: recebe 3% de velocidade de ataque e mais um adicional de 1,5% para cada acúmulo (máximo de 10 acúmulos). Os acúmulos são concedidos com eliminações de campeões e monstros;
- Golpe de misericórdia: causa 8% a mais de dano quando os inimigos estão com menos de 40% de vida.
Já nas runas secundárias, a dica é selecionar as seguintes:
- Entrega de biscoitos: concede biscoitos que recuperam vida e mana perdidos a cada dois minutos, até o sexto minuto de jogo;
- Velocidade de aproximação: recebe 7,5% de velocidade de movimento em direção a inimigos próximos que estiverem com o movimento debilitado. Se o jogador foi o responsável, esse bônus aumenta para 15%.;
- Escolhas das runas menores: concede +10 de velocidade de ataque, +9 de força adaptativa e +6 de armadura.
Itens
A primeira compra mais comum na build de Ashe, no início de jogo. é a Lâmina de Doran, com duas Poções de Vida. Essas escolhas darão boa sustentação durante os primeiros níveis da fase de rotas. Uma boa opção de item mítico é um grande conhecido daqueles que jogam na posição de atirador: o Mata Cráquens. O item é uma das melhores alternativas para Ashe, por conceder dano físico, velocidade de ataque e chance de acerto crítico.
Em seguida, pode ser comprada a Dançarina fantasma, pois o item aumenta ainda mais o dano e a velocidade de ataque da arqueira de gelo. Para finalizar os três principais itens da build, o Gume do Infinito se apresenta como ótima opção. Isso porque, além de também contribuir com bastante dano, ele tem uma passiva que concede ao jogador mais 35% de acerto crítico, se ele já possuir 60% de acerto crítico com o resto da build.
Como botas, as Grevas do Berserker são a melhor opção na maior parte das ocasiões, já que elas aumentam a velocidade de ataque de Ashe. A build de Ashe pode ser finalizada com itens como: Anjo Guardião, Lembranças do Lorde Dominik e Furacão de Runan.