Riot Games anuncia nova liga feminina de League of Legends


A Riot Games anunciou a criação da League of Legends Game Changers (LGC), nova liga feminina do cenário competitivo de LoL. A princípio, a iniciativa será voltada exclusivamente para jogadoras da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e terá sua primeira edição já em 2026, com finais presenciais na Paris Games Week, em outubro.
O torneio inaugural, chamado LGC Rising, contará com oito equipes, sendo três convidadas de organizações da LEC, três classificadas pela Equal Esports Cup (Alemanha) e duas vindas de uma seletiva aberta marcada para agosto. A fase de grupos acontecerá entre 13 e 29 de setembro, com playoffs nos dias 10 a 15 de outubro e a final no dia 30, em Paris.
Com o apoio da Webedia e inspirado no sucesso do VALORANT Game Changers, o projeto busca desenvolver um ambiente competitivo mais inclusivo para mulheres, mas sem substituir iniciativas locais já existentes.
Apesar de restrito à EMEA neste primeiro momento Riot afirma que a liga crescerá aos poucos, com foco em sustentabilidade e envolvimento da comunidade.
Brasil já teve uma liga oficial, a Ignis Cup
O Brasil também contou com uma liga oficial voltada para jogadoras de League of Legends. A Ignis Cup foi realizada entre 2022 e 2024, com organização da Riot Games Brasil e apoio de parceiros como a Gamers Club. A competição chegou a ter etapas presenciais e premiações relevantes, sendo considerada um marco para a cena feminina nacional.
No entanto, a liga foi descontinuada em 2025, sem previsão de retorno. O encerramento gerou críticas de organizações e jogadoras, que apontaram a ausência de um calendário consistente como obstáculo para o desenvolvimento do cenário.

