Na quinta-feira (24), o ex-jogador profissional de League of Legends e campeão mundial pela Taipei Assassins em 2012, Lau “Toyz” Wai Kin, foi condenado a cumprir quatro anos e dois meses de prisão por seis crimes: quatro acusações de tráfico de drogas em segundo grau e duas tentativas de tráfico de drogas. A sentença foi dada pelo Tribunal Distrital de Taichung, na cidade de Taiwan.
A decisão do juiz sai cerca de um ano após Toyz ser preso por suspeita de venda online de cápsulas de maconha, que é considerada uma droga de classe dois no país asiático, tão grave quanto anfetamina e ópio. Em setembro de 2021, a polícia apreendeu mais de 200 dessas cápsulas em diversas localidades associadas a uma rede de traficantes que pertencia a Toyz — outras sete pessoas também foram sentenciadas pelo crime de tráfico de drogas.
Em junho deste ano, Toyz se declarou culpado durante um dos julgamentos. Contudo, neste último, ele não compareceu. O advogado de defesa do ex-jogador, com o objetivo de amenizar a pena, argumentou que ele era de Hong Kong e não conhecia as leis de Taiwan. O caso foi julgado em primeira instância e ainda cabe recurso.
+ Worlds 2022: final estabelece novo recorde de audiência
+ LoL: LCK terá mudança nos playoffs em 2023
Carreira de Toyz no League of Legends


Toyz entrou em evidência no cenário competitivo de LoL depois que foi campeão da segunda edição do Worlds, campeonato mundial da modalidade que aconteceu em 2012. Na época, ele atuava como mid laner da Taipei Assasins, que superou a Azubu Frost na final pelo placar de 3×1.
Depois de mais alguns anos competindo, ele se aposentou oficialmente em 2016 e passou a ser manager, com passagens por organizações como G-Rex, Raise Gaming e Stinga. Contudo, desde 2020 ele vinha se dedicando à vida de influenciador e ao seu canal no YouTube, no qual possui 725 mil inscritos.

